Entre as diversas aplicações do aprendizado de máquinas que serão abordadas pelos especialistas, estão materiais quânticos, vidros, ligas de alta entropia, descritores para moléculas, nanotecnologia, materiais para energia e bidimensionais
Ilum, escola superior de ciência do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) (Divulgação)
A Ilum, escola superior de ciência do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), recebe até o próximo dia 31 de julho inscrições para um dos primeiros eventos do país sobre o uso de machine learning em pesquisas científicas para a descoberta de novos materiais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online (pages.cnpem.br/MLSchool).
Entre as diversas aplicações do aprendizado de máquinas que serão abordadas pelos especialistas, estão materiais quânticos, vidros, ligas de alta entropia, descritores para moléculas, nanotecnologia, materiais para energia e bidimensionais. O machine learning (ML) é uma subcategoria de inteligência artificial que se refere ao processo pelo qual os computadores desenvolvem o reconhecimento de padrões ou a capacidade de aprender continuamente ou fazer previsões com base em dados, e então, fazer ajustes sem serem especificamente programados para isso.O evento será em setembro.
Os dois primeiros dias de seminários são voltados à comunidade científica, com a participação de pesquisadores do Brasil e internacionais, e o terceiro será dedicado a tutoriais de nível de graduação. O evento Machine Learning for Materials está marcado para os dias 5 a 7 de setembro.