A Unicamp E-Racing conquistou 985 pontos, índice nunca alcançado por nenhuma equipe
A equipe Unicamp E-Racing, formada por alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), foi campeã na estreia da competição Formula SAE Electric EUA 2013, realizada pela SAE International e encerrada no sábado (22), em Lincoln, Nebraska, Estados Unidos.
Segundo a assessoria de imprensa da Unicamp, a equipe foi a única a realizar todas as provas estáticas e dinâmicas na competição, que contou com 20 equipes inscritas.
A Unicamp E-Racing conquistou 985 pontos, de um total de 1.000, índice nunca alcançado por uma equipe de Formula SAE em todo mundo.
Com carenagem em fibra sintética de aramida, o carro de Campinas é movido por motor elétrico acionado por 76 baterias de LiFePO4, que chegam a 300 volts e 120 CV (85 kilowatts) de potência, limite estabelecido pelo regulamento da SAE International. Com uma carga de 2h nas baterias, o carro roda 25 km. Pesa 250 kg e atinge velocidade máxima de 170 km/h. A equipe é composta por 11 estudantes.