A Unicamp e a PUC-Campinas realizam nesta sexta-feira (22) e sábado (23) o encontro de ex-residentes em reumatologia para discutir avanços em diagnósticos e tratamentos de doenças reumáticas.
O evento, que acontece no Quality Resort & Convention Center, em Itupeva, vai reunir cerca de 150 médicos formados pelas duas universidades e que atuam em todo País.
Durante os dois dias serão apresentados estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento de medicamentos de última geração para várias doenças reumáticas como artrite reumatoide, lúpus, espondiloartrites, osteoartrite, fibromialgia, esclerose sistêmica, entre outras.
A qualidade de vida para pacientes reumatológicos tem melhorado significativamente com novas abordagens clínicas e novas drogas, entre elas os agentes biológicos que atuam em nível celular e ajudam na superação da limitação das atividades rotineiras como se vestir ou tomar banho, já que atuam na ação contra o processo inflamatório.
Como boa parte das doenças reumatológicas são crônicas, (podem ocorrer por um longo período de tempo) e causam dor e perda de movimentos, as terapias alternativas e até os alimentos funcionais, estão cada vez mais presentes no tratamento multidisciplinar.
No País, estima-se que existam mais de 15 milhões de pessoas acometidas por doenças reumáticas.
Ainda no Brasil, as doenças reumáticas representam a segunda causa de incapacidade física e afastamento temporário ou definitivo do trabalho.