TRANSPORTE

EMTU minimiza atraso do Corredor Noroeste para 2016

O trecho entre Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara tem 24,3 quilômetros e está orçado em R$ 144,9 milhões; inicialmente a obra estava previsto para dezembro deste ano

Bruno Bacchetti
22/07/2015 às 05:00.
Atualizado em 28/04/2022 às 17:12
Trecho em obra da Avenida São Paulo, em Santa Bárbara d?Oeste ( Carlos Sousa Ramos / AAN)

Trecho em obra da Avenida São Paulo, em Santa Bárbara d?Oeste ( Carlos Sousa Ramos / AAN)

O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, minimizou o atraso na entrega do trecho entre Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa do Corredor Metropolitano Noroeste Vereador Biléo Soares. O término das obras, inicialmente previsto para dezembro deste ano, está programado para junho de 2016. No entanto, durante apresentação do projeto para os prefeitos na reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, realizada na manhã de ontem, Lopes disse considerar que o atraso contratual é pequeno levando-se em conta a amplitude e dificuldades do projeto, e que a entrega dos trechos está sendo feita gradativamente. Ele lembrou que já está pronto um trecho de seis quilômetros em Nova Odessa e a rodoviária de Santa Bárbara d’Oeste aguarda somente laudo de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e habite-se para começar a funcionar. Lopes também descartou que a crise econômica possa interferir no andamento do projeto, e atribuiu o atraso a problemas encontrados durante a execução do projeto. “Diria que estamos atrasados rigorosamente 150 dias. Com 150 dias começamos a entregar uma rodoviária nova, um trecho de seis quilômetros de corredor e tem as entregas em outubro, dezembro e junho de 2016”, explicou. “Na avenida São Paulo, assim como em Americana, tivemos algumas interferências que apareceram. Na Avenida São Paulo, em Santa Bárbara, encontramos a rede adutora embaixo da linha e isso nos obrigou a refazer o projeto. Em Americana demoramos um ano só para remover o terminal antigo”, relatou. De acordo com Lopes, a queda na arrecadação causada pela retração da economia não vai interferir no andamento das obras do corredor metropolitano. “Nossos contratos estão mantidos, a gente não está com problema ainda. Essa obra é prioridade para o governador e está com recursos para ser tocada. Tanto é que ele acabou de autorizar a liberação de R$ 10,3 milhões para cá”. O trecho entre Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara tem 24,3 quilômetros e está orçado em R$ 144,9 milhões. De acordo com a empresa, o Rodoterminal de Santa Bárbara vai operar cinco linhas metropolitanas, quatro municipais e 15 linhas rodoviárias. Em Nova Odessa, a reforma do terminal só deve acabar em outubro. O antigo cronograma previa que as intervenções ficariam prontas em agosto. Já as obras do Terminal de Americana, antes previstas para setembro, deverão ser concluídas até o final do ano. O governo estadual liberou há duas semanas R$ 10,3 milhões para adiantar para dezembro a conclusão do Terminal de Americana e do trecho na Avenida São Paulo, em Santa Bárbara. Serão destinados R$ 3,8 milhões para Americana e R$ 6,5 milhões para a cidade vizinha. Comerciantes dos dois municípios reclamam que as obras atrapalham o movimento, e temiam impacto nas vendas de Natal. “O governador liberou R$ 6,5 milhões para que a gente traga o cronograma na Avenida São Paulo, que estava para 2016, para dezembro deste ano. O Terminal de Americana o mesmo desafio foi colocado, com mais R$ 3,8 milhões, que eram as parcelas de janeiro e fevereiro de 2016. Estamos correndo com isso”, disse.A liberação dos recursos para as obras do terminal e da avenida ocorreu após um pedido das prefeituras de Americana, Santa Bárbara, deputados estaduais e comerciantes. “Há duas semanas o governador nos recebeu e antecipou do orçamento de 2016 o valor dos dois trechos para beneficiar o comércio. Vamos ficar atentos ao andamento”, afirmou o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia (PV). O Corredor Metropolitano Biléo Soares terá no total 47,4 km, com trechos em Campinas, Hortolândia, Sumaré, Santa Bárbara, Nova Odessa e Americana. Dezenove quilômetros já estão prontos entre Campinas, Hortolândia e Sumaré.

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