TRANSPORTE

EMTU cria linhas de ônibus de cidades da região para Viracopos

Viracopos Bus Service terá padrão executivo, com veículos climatizados, com internet WiFI e banheiro; as primeiras linhas devem começar a funcionar em um mês

Cecília Polycarpo
17/04/2015 às 05:00.
Atualizado em 23/04/2022 às 16:22

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) prepara a operação das linhas de ônibus que irão de cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) ao Aeroporto Internacional de Viracopos. As duas primeiras, de Paulínia a Indaiatuba, passando pelo aeródromo, e de Vinhedo a Viracopos, com parada em Valinhos, devem começar a circular em um mês, de acordo com o diretor-presidente da EMTU, Joaquim Lopes. O serviço, denominado Viracopos Bus Service, terá padrão executivo, como ocorre na Capital: os veículos serão climatizados, com internet WiFi, banheiro e compartimento de bagagens.  As primeiras linhas terão 40 viagens ao dia cada, 20 de ida e 20 de volta. O itinerário saindo de Paulínia será feito por quatro ônibus e o de Vinhedo, por dois. Os valores das passagens ainda não foram definidos, mas devem ser semelhantes ao serviço oferecido da Capital ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde o transporte chama Airport Bus Service. O preço de ida e volta de Congonhas a Guarulhos, por exemplo, é R$ 42,00. Contrato As operações estão previstas no contrato de concessão do sistema intermunicipal da RMC, vencida pelo Consórcio Bus + em 2014, no valor de R$ 2,5 bilhões. Lopes explicou que o serviço supre uma demanda antiga dos usuários de Viracopos, que hoje têm opção de transporte saindo somente de Campinas, pela LiraBus. O volume de passageiros que opta pelo deslocamento de ônibus até Viracopos cresce de forma proporcional a quantidade de voos internacionais, segundo o diretor-presidente. "Com a expansão do aeroporto, a demanda deve crescer ainda mais. Este é um serviço muito bem avaliado em Guarulhos manteremos o mesmo padrão para Campinas", disse. Demanda As primeiras linhas do Viracopos Bus Service serão praticamente diretas, com uma parada para entrada e saída de passageiros por viagem. O itinerário do terminal rodoviário de Indaiatuba ao de Paulínia, e vice-versa, com a parada em Barão Geraldo e Viracopos, deve durar 95 minutos e percorrer 67 quilômetros. A expectativa é que a linha tenha pelo menos 400 passageiros por dia. Já o percurso da rodoviária de Vinhedo ao aeroporto, passando por Valinhos, será de 36,4 quilômetros e 40 minutos. A linha deve levar, no início, cerca de 300 usuários diários. Próximas cidades Depois das duas linhas, a próxima a ser implementada será de Americana a Viracopos, passando por Santa Bárbara d'Oeste. "Estamos estudando o contrato de concessão da Bus + para irmos decidindo as linhas prioritário. Era um segmento da concessão que estava descoberto. Não tínhamos serviço de ônibus executivo, é uma demanda bem específica" , disse Lopes. O Consórcio da Bus +, formado pelas empresas Jota Jota, Capelini, Metrópolis, Fênix, Campestre e Salamanca, vai operar por 15 anos as linhas regulares (comum e seletiva) do transporte metropolitano, que interligam os 20 municípios da RMC. O grupo deve fazer também a implantação do Centro de Controle Operacional para o acompanhamento da operação das linhas , além da instalação do sistema de bilhetagem eletrônica. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o aeroporto, informou que, por enquanto, os ônibus vão parar somente no terminal atual, no ponto onde passam os circulares. Com a inauguração completa do novo terminal de passageiros, os veículos executivos terão um novo ponto. A EMTU também não tem definido todos os locais de compra de passagem, mas a empresa deve ter postos em Viracopos e nas rodoviárias das cidades atendida, além da venda pela internet.

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