Empresários de Campinas estão há 15 dias com os telefones fixos mudos no bairro Jardim Miranda. Eles relatam prejuízos nas atividades
Empresários de Campinas estão há 15 dias com os telefones fixos mudos no bairro Jardim Miranda. Eles relatam prejuízos nas atividades pela impossibilidade de contato com os clientes. De acordo com os empresários, a operadora Vivo afirma que o problema foi causado por conta das obras do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido). O problema atinge principalmente a Rua Osvaldo Conechio. Renier Maximiano Barros, que tem uma empresa de embreagens para veículos grandes, reclama da situação. "Eu estou tendo muito prejuízo. A queda é de pelo menos 50% no faturamento. A gente usa o telefone para tudo aqui. Todos os clientes entram em contato, pedem orçamentos e serviços pelo telefone", explica. O empresário, que tem duas linhas fixas com problemas, diz que já cansou de ligar na Vivo, que teria informado que o problema teria sido causado pelas obras do BRT na região da Avenida John Boyd Dunlop. De acordo com ele, a situação afeta várias empresas no bairro. Jorge Edson Cren, proprietário de uma metalúrgica, sofre com o mesmo problema. "Já são duas semanas sem telefones. Eu tenho três. A gente fica um tempão na central telefônica, pedem um monte de informações, mas não resolvem. Falam que é problema externo, problema da obra, e fica por isso mesmo. Estou cheio de protocolos", reclama. "Tudo é pelo telefone. Meus clientes ligam para eu fazer manutenção nas empresas e não conseguem falar. Não consigo trabalhar com o comércio e nem falar com os clientes. Estou tendo prejuízo de pelos menos R$ 10 mil. A rua inteira está assim", aponta. Em nota, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) afirma que antes de qualquer intervenção por conta das obras de implantação dos corredores BRT, a empresa formaliza todas as concessionárias, operadoras e prestadoras de serviço sobre as intervenções que serão feitas, impactos e solicita a retirada de possíveis interferências no viário e rede de cabeamento e que tal ação é realizada com bastante antecedência e formalizada via ofício e reuniões. “O início das obras nos trechos também é divulgado com antecedência. Caso tenha ocorrido algum problema com a linha telefônica do reclamante, a responsabilidade pela solução é da operadora”, explica. A operadora afirma que está trabalhando no local para resolver o problema. “A Vivo informa que uma equipe técnica já atua no local para solucionar o problema, causado por obras de terceiros, no menor prazo possível. A Vivo orienta a população para que entre em contato pelo número 103 15 quando identificar problemas ou irregularidades na rede”, explica.