responsabilidade social

Empresa reúne 6 guerreiras que venceram o câncer

Colaboradoras da Azul relatam a dor da descoberta e a alegria da vitória

Daniel de Camargo
15/10/2020 às 07:58.
Atualizado em 27/03/2022 às 22:10
Aeronave "Lady Azul" foi rebatizada ontem de "Experiência Rosa" (Wagner Souza/AAN)

Aeronave "Lady Azul" foi rebatizada ontem de "Experiência Rosa" (Wagner Souza/AAN)

A Azul Linhas Aéreas promoveu evento em apoio a campanha do Outubro Rosa na tarde de ontem, no seu hangar, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, com a presença de seis colaboradoras da companhia que já venceram o câncer de mama. A empresa aproveitou a ação, intitulada “Experiência Rosa”, para batizar o avião Cessna Gran Caravan da Azul Conecta, o “Lady Azul”, que foi pintado na cor- de-rosa. Cassia Oliveira, de 45 anos, trabalha há sete na Azul e integra o grupo das “Vitoriosas”, como são chamadas as funcionárias que enfrentaram a doença e, hoje, dão depoimentos a respeito da batalha enfrentada. Elas falam desde o susto inicial com o diagnóstico, detalham como não se deixaram abater, até as cirurgias e tratamentos intensos de quimio e radioterapia que foram submetidas. De acordo com a Azul, 31 mil passageiros já ouviram os discursos das Vitoriosas a bordo. Cassia conta que recebeu a triste notícia em 8 de maio de 2014, data do seu aniversário de 39 anos. “Foi um baque”, relembra. Passado todo o processo, encerrado com uma cirurgia plástica que reconstruiu a mama esquerda, onde estava alojado o tumor, diz que aceitar o diagnóstico rapidamente lhe deu forças para lutar. Além disso, o apoio do esposo, com quem é casada há 26 anos, e dos dois filhos – um rapaz de 25 e uma moça de 13 – foram fundamentais. “Minha família fez eu me sentir segura. Eles caminharam comigo”, disse. Atualmente, Cássia, que reside em São Paulo, atua no suporte de agências da Azul. No evento, uma médica do trabalho na companhia, Rosirene Gessinger, lembrou que, apesar de ser raro, o câncer de mama também acomete os homens. Ela destacou que o autoexame na mama é importante e deve ser realizado por ambos os sexos. “Cada vez se observa mais que os hábitos de vida tem uma influência muito grande no câncer de mama. Então, é hora de começarmos a cultivar hábitos saudáveis, fazendo exercícios físicos e mantendo o peso, porque é muito importante”, ressaltou. Há dez anos, a Azul abraçou o Outubro Rosa como a sua principal causa social. Neste período, 19 milhões de passageiros da companhia já foram impactados com ações a bordo. Cerca de 10 milhões de pontos do programa Tudo Azul foram doados para o Hospital de Amor, uma das entidades parceiras da aérea nos últimos anos. Em 2020, com o slogan “Quem se cuida, voa mais longe”, a companhia quer celebrar a ajuda para centenas de mulheres em tratamento e o comprometimento com o tema.

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