Documento de número 0001 foi entregue à jovem de Jundiaí
Marilia Lessi Machado Torres, de 25 anos, foi a primeira a receber o novo modelo; mesmo com mudanças, o valor para a emissão segue o mesmo (Alessandro Torres)
O primeiro passaporte brasileiro na nova versão tecnológica foi entregue na sexta-feira (6) pela Polícia Federal em Campinas. O documento 0001 foi dado à jundiaiense Marilia Lessi Machado Torres, de 25 anos. As novidades, que passam por itens de segurança avançados, incluem marca d'água aprimorada, chip eletrônico, foto com inserção de elemento codificado e outros recursos de proteção contra falsificação. Há inclusão de figuras da fauna e flora brasileira e imagens que somente podem ser vistas com o auxílio de luz ultravioleta.
Marília, que é analista júnior e adora viajar, disse que receber o documento é uma vitória dupla. Isso porque o processo de renovação de seu passaporte teve de ser interrompido em 2019 devido a um linfoma e uma leucemia mieloide aguda, tipo mais comum e mais agressivo da doença. Em 2020, ela passou por um transplante de medula óssea e agora, recuperada, não vê a hora de por o pé na estrada, ou melhor, em um avião. A próxima viagem já está marcada para este mês e, mesmo o destino não requerendo a obrigatoriedade do passaporte, disse que pretende usá-lo em sua ida para a Argentina.
“Sou apaixonada por viagens e vou retomar a minha vida agora. Acabei de finalizar um tratamento oncológico”, disse Marília que já passou pela Itália, França, Inglaterra, Uruguai e Argentina e tem planos para conhecer Nova Iorque, nos Estados Unidos, e outros países europeus.
De acordo com o delegado chefe da Polícia Federal de Campinas, Edson Geraldo de Souza, quem solicitou o documento a partir de 29 de setembro já receberá o modelo novo. Para Marília, “foi um honra ser a primeira a receber o novo modelo. É um avanço importante para todos nós brasileiros, porque vai facilitar ainda mais a entrada em outros países e reforçar a nossa credibilidade no quesito segurança”, enfatizou a jundiaiense.
A emissão do novo passaporte começou essa semana no Brasil. No Exterior, a emissão está prevista para o primeiro trimestre de 2024 em embaixadas e consulados onde o Brasil tem representação. O passaporte é emitido em parceria com a Casa da Moeda do Brasil.
A última atualização no documento foi em 2015, quando ele ganhou um chip e passou a ser chamado de passaporte eletrônico, além de ter dobrado o prazo de validade para 10 anos. Agora, a troca para o novo modelo apenas será necessária no fim do prazo de validade do passaporte atual. O valor para emissão segue o mesmo. Segundo o site da Polícia Federal, atualmente o custo é de R$ 257,25 para o passaporte comum e R$ 334,42 para os casos de urgência.
Outra mudança se dá na capa do documento, com a volta do brasão da República e a saída das estrelas do Cruzeiro do Sul. Todas as regiões do Brasil são homenageadas nas páginas internas, que passam a ter mais cores, por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local. Na página com os dados do cidadão, a foto será em preto-e-branco formada com dados biométricos da pessoa, além da foto colorida tirada na hora de fazer o documento.
"O passaporte é um dos documentos mais valiosos e representativos da cidadania brasileira. Além de ser um item essencial para viagens internacionais, o passaporte agora ganha ainda mais relevância como documento de identificação nacional. Inspirado nas riquezas e diversidade da cultura e natureza brasileira, apresenta temas representativos de cada bioma pátrio, numa interessante viagem por todo o Brasil através de suas páginas", cita a nota da Polícia Federal.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.