trânsito

Emdec testa modelo removível de lombada

Grande vantagem é que o equipamento pode ser transferido sem danificar asfalto

Henrique Hein
29/07/2020 às 07:48.
Atualizado em 28/03/2022 às 20:08
Mortes em acidentes de trânsito aumentam 66,7% (Matheus Pereira/AAN)

Mortes em acidentes de trânsito aumentam 66,7% (Matheus Pereira/AAN)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) começou a testar um novo modelo de lombadas em Campinas. O primeiro dispositivo foi instalado há cerca de 10 dias como um projeto-piloto, na Rua Doutor Luís Silvério, no bairro Vila Marieta. A novidade é feita em módulos, numa estrutura que permite que seja removida e transferida para outras localidades, sem causar qualquer tipo de dano ao viário. Segundo a Emdec, o diferencial da lombada é que ela garante maior flexibilidade no enfrentamento de situações transitórias de tráfego. No caso de uma obra, por exemplo, seria possível instalar o dispositivo temporariamente para reduzir a velocidade dos veículos e retirá-lo após os trabalhos.  O dispositivo possui 3,70m de comprimento e é composto por 13 placas modulares e pré-moldadas, feitas de concreto e ferro, fixadas ao pavimento por estacas. De acordo com a Emdec, as características seguem o padrão estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O material permite que o dispositivo receba o tráfego de veículos pesados. A lombada será testada pela companhia de trânsito da cidade pelos próximos três meses. Serão realizadas vistorias periódicas para avaliar a viabilidade de homologação do projeto. Se o modelo for aprovado nesse período, ele será adotado em outras ruas da cidade. A lombada removível é um projeto que teve como fruto uma parceria da Emdec com a Verssat Indústria e Construção — a empresa detentora da concessão para renovação dos abrigos de ônibus no município. Antes de ser instalada na Vila Marieta, o dispositivo passou por um período de cinco meses de testes, na sede da Emdec. A Rua Doutor Luís Silvério foi escolhida pela companhia, com o objetivo de ampliar a segurança de pedestres e veículos no local, com foco na comunidade escolar. Outro critério que foi levado em consideração é o fato de que a via não contava com uma lombada em suas imediações.

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