VIÉS SUSTENTÁVEL

Emdec recupera 285 placas de sinalização no primeiro semestre de 2024

Unidades danificadas são reimplantadas nas ruas e avenidas após restauração

Da Redação
13/04/2024 às 11:22.
Atualizado em 13/04/2024 às 11:22
Durante o processo, as placas são desmontadas, desamassadas, lixadas, pintadas e adesivadas; todo o processo é apoiado por maquinário específico, como prensa, guilhotina e cabine de pintura (Divulgação)

Durante o processo, as placas são desmontadas, desamassadas, lixadas, pintadas e adesivadas; todo o processo é apoiado por maquinário específico, como prensa, guilhotina e cabine de pintura (Divulgação)

Depois de recuperar 1.578 placas de sinalização em 2023, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) alcançou, no primeiro trimestre, 285 unidades recuperadas pela frente que cuida do tema entre os meses de janeiro e março de 2024. O trabalho de recuperação de placas de advertência e regulamentação danificadas para posterior reimplantação é feito na oficina da Emdec, localizada na rua José Cruz Ferreira Jorge. A área também realiza a recomposição de colunas danificadas, os chamados PP’s (postes próprios).

São revitalizadas placas retiradas das ruas que apresentam deterioração por ação do tempo, por choque e acidente ou que foram vandalizadas. Após o processo de recuperação, elas são reimplantadas nas vias. “Este trabalho tem um importante viés sustentável, já que abrange a reutilização de materiais e resulta em economia com a compra de novos itens, ou seja, envolve a gestão responsável dos recursos públicos”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

O processo é constituído pelas seguintes etapas: as placas são desmontadas, desamassadas, lixadas, pintadas e adesivadas. A recuperação inclui o corte das chapas de alumínio ou metal, remoção da película existente e repintura. Também é feita a montagem e adesivação manual. Todo o processo é apoiado por maquinário específico, como prensa, guilhotina e cabine de pintura.

No local, também ocorre a recuperação de cavaletes. Ao longo de 2023, foram recuperados 866 cavaletes e entre janeiro e março deste ano, foram 150 cavaletes revitalizados. 

A Emdec também conta com uma ala de recuperação de focos semafóricos abalroados, vandalizados ou que tiveram a fiação furtada. Essa frente inclui a substituição e pintura de peças danificadas, troca de lâmpadas LED, anteparos, caixas e fiação. O trabalho de implantação emergencial é priorizado e esse processo alcançou, em 2023, uma média de 20 focos semafóricos recuperados por mês.

ESTRUTURA

A oficina de recuperação de sinalização viária integra a área de Implantação e Manutenção da Sinalização Horizontal e Vertical e conta, atualmente, com cinco colaboradores. Na equipe semafórica são outros 20 funcionários, que atuam no local e em campo

1,6 MIL PLACAS DE SINALIZAÇÃO VIÁRIA EM 2024

Em outra frente, o trabalho de reforço da sinalização viária, realizado continuamente pela Emdec, atingiu, entre os meses de janeiro e março, 1.596 placas instaladas e 55,7 mil metros quadrados de sinalização horizontal. Além disso, 150 rampas de acessibilidade foram executadas. Ao longo de 2023, foram quase 213 mil metros quadrados de sinalização horizontal, 7,6 mil placas (sinalização vertical) e 456 rampas de acessibilidade executadas.

O reforço da sinalização de faixas de pedestres, parada obrigatória (PARE), lombadas, linhas de retenção e contínuas, promovem mais segurança na circulação de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres; além de prevenir acidentes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por