NOVO ANO LETIVO

Emdec realiza operação de trânsito especial de volta às aulas em Campinas

Agentes fazem ações para garantir fluidez e segurança aos pedestres

Da Redação
24/01/2023 às 09:31.
Atualizado em 24/01/2023 às 09:31
Operação realizada nas imediações de escola próxima ao Centro, na qual agentes da Emdec orientaram os pedestres (Kamá Ribeiro)

Operação realizada nas imediações de escola próxima ao Centro, na qual agentes da Emdec orientaram os pedestres (Kamá Ribeiro)

Começou na segunda-feira (23) em Campinas a operação de trânsito especial para volta às aulas. A ação, que visa garantir fluidez e segurança de pedestres, principalmente, está sendo realizada por agentes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A ação segue até meados de fevereiro e os agentes vão atuar no entorno das escolas particulares, universidades e instituições públicas de ensino.

Neste primeiro momento, a operação volta às aulas acontece nas instituições particulares de ensino. Na rede estadual, o retorno ocorre a partir de 3 de fevereiro, com o ano letivo terminando em 15 de dezembro. Comunicado neste sentido foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 14. O primeiro dia de atividades com alunos será dedicado ao acolhimento. Já a rede municipal retornará às aulas na próxima semana.

“Nesta ação, os agentes orientam pais, alunos e transportadores escolares a atravessar na faixa, respeitar os limites de velocidade e respeitar a sinalização do local. O reinício do ano letivo é um momento que exige paciência e cautela, pois o fluxo de veículos e pessoas aumenta consideravelmente. Aproveitamos também para observar a necessidade de intervenções de engenharia de tráfego no entorno destes locais”, disse Vinicius Riverete, presidente da Emdec.

A data em que cada unidade recebe a operação é definida diariamente pelas equipes da Emdec. Na segunda-feira, a ação se deu no entorno de quatro instituições de ensino, sempre nos horários de pico da manhã e da tarde (entrada e saída dos alunos): Instituto Educacional Imaculada, Instituto Educacional Jaime Kratz, Escola Americana e Colégio Adventista de Campinas.

As demais unidades que serão monitoradas nos próximos dias são: Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Colégio Progresso Campineiro, Escola Estadual Carlos Gomes, Escola Estadual Professor Aníbal de Freitas, Colégio de Aplicação Pio XII, Colégio Ave Maria, Escola Estadual Dom Barreto, Colégio Dom Barreto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) – Campus I, Universidade Paulista (UNIP), Centro Universitário UniMetrocamp e Colégio Objetivo (Unidade Vila Industrial).

Entre as medidas previstas pela Emdec estão reserva de vagas (colocação de cavaletes) para garantir faixa extra para circulação; orientações para travessias na faixa de pedestres; operação para embarque/desembarque de maneira rápida e segura; fiscalização contra parada em fila dupla; além de ações para evitar fechamento de cruzamentos entre vias próximas às instituições de ensino.

Passe escolar

Os estudantes e universitários que dependem do transporte público já podem, desde a última sexta-feira, dia 20, fazer a recarga do Passe Escolar e Universitário. O serviço está disponível para quem fez o cadastro e pagou a taxa do cartão. Já o cadastramento de estudantes para a utilização do benefício foi liberado no último dia 2, por meio do site da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) – www.transurc.com.br. São esperadas 25 mil solicitações de estudantes para obtenção do benefício no novo ano e 11 mil solicitações para o Bilhete Único Universitário. Até o momento, 6.585 estudantes fizeram o cadastro e 1.385 já foram liberados para a primeira recarga.

O Bilhete Único Escolar (cartão azul) pode ser utilizado pelos estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e cursos técnicos da rede oficial e particular, e propicia um desconto de 60% na tarifa de ônibus. É oferecido para os alunos que residem na cidade, a mais de 1.000 metros do estabelecimento de ensino.

Os alunos dos ensinos Fundamental e Médio e de cursos técnicos, que utilizaram o Bilhete Único Escolar em 2022, devem confirmar as suas matrículas nos estabelecimentos de ensino para manter o desconto na tarifa de ônibus. Os estudantes interessados em usar o benefício este ano devem entrar no site da Transurc, acessar os ícones: Cadastro Escolar ou Cadastro Universitário, e seguir as instruções contidas nos tutoriais para fazer a solicitação on-line. Será necessário preencher todos os dados solicitados, além do número do CPF, de uma fotografia e de um comprovante de residência válido. Tudo em formato digital.

Os estudantes universitários que frequentam aulas em regime presencial integral também precisam se cadastrar pelo site para ter direito ao Bilhete Único Universitário (cartão cinza), que concede um desconto de 50% na tarifa. O interessado deve morar em Campinas, estar regularmente matriculado em instituição de Ensino Superior do município e residir a mais de 1 km da universidade.

O resultado das solicitações será disponibilizado pela internet em até 11 dias. Depois disso, todos os estudantes que tiveram o cadastro aprovado devem pagar a taxa no valor de duas tarifas vigentes – R$ 11,80, cujo boleto para pagamento deve ser impresso por meio do site, para a liberação da recarga ou do cartão (para os novos). O acompanhamento das solicitações deve ser feito pelo site ou pelo app Transurc Serviços. Em caso de dúvidas sobre este benefício, os usuários podem ligar no Disque-Transurc, pelo telefone 0800 014 0204, para quem liga de telefone fixo, ou ainda pelo número 3731-2600.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por