MOBILIDADE

Emdec planeja ampliar ciclovias nos dias úteis

Meta é transformar vias para ciclistas em espaços para utilização também durante a semana

Patrícia Azevedo
03/06/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 13:51

A Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário e o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte apresentam na terça-feira (4) à população de Campinas, em uma audiência pública organizada pela Câmara Municipal, o Plano Cicloviário de Campinas, que tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte para pequenos deslocamentos.

O plano irá transformar todas as ciclofaixas e ciclovias de lazer da cidade em espaços permanentes para utilização dos ciclistas também durante a semana. “A intenção é que elas sirvam não somente para a prática de esporte e lazer, mas também como alternativa de pequenos deslocamentos, para ir ao trabalho e estudo”, afirma o secretário de transportes Sérgio Benassi (PCdoB). A rede de ciclovias e ciclofaixas será interligada ao Sistema InterCamp, possibilitando a integração com o transporte público coletivo municipal.

Os trajetos definidos atendem a equipamentos públicos como escolas, creches, hospitais, centros de saúde e áreas de lazer. Serão instalados bicicletários e pontos de locação de bicicletas em locais estratégicos. “O sistema de ciclovia tem que estar integrado com o sistema de transporte como um todo, é um alimentador do sistema de transporte coletivo de massas. A preferência são circuitos menores, a pessoa percorre trechos pequenos”, afirma Benassi.

A implantação, que será feita em etapas, prevê o aproveitamento e reformulação das ciclovias já existentes e irá contemplar bairros como o Jardim Proença, Jardim Planalto, Taquaral e as regiões do Ouro Verde e Campo Grande, além do distrito de Barão Geraldo. O primeiro trecho a ser implantado irá unir a Avenida Princesa D’Oeste à Avenida Norte-Sul. Benassi explica que nesse trecho a ciclovia será feita no canteiro central da avenida e será ligada ao Taquaral. O projeto inicial está orçado entre R$ 1,8 mi e R$ 2 milhões. Para implantá-lo, a Prefeitura busca fontes de financiamento.

Durante a audiência, a Emdec apresentará aos vereadores uma proposta para projeto de lei que visa permitir à empresa pública explorar as áreas e edificações utilizadas no transporte urbano, para o uso de publicidade, conforme a Lei Federal 12.587/2012.

Ciclistas veem com bons olhos o anúncio e dizem que é preciso investir também em projetos de conscientização sobre as normas de segurança. “Se tivesse mais ciclovias, eu certamente usaria a bicicleta com mais frequência para me locomover” , comenta o professor e ciclista Alfredo Terra Neto.

A fotógrafa Cláudia Coelho conta que no norte da Europa as ciclovias são um sucesso absoluto. “É fundamental para Campinas ter um plano como esses”, afirma.

Bicicletas

A Prefeitura deve fazer uma nova licitação para contratar a empresa responsável pelo aluguel de bicicletas. “Estamos refazendo processo de acordo com o novo conceito e traçados definidos pelo plano. Além de manter os oito pontos de aluguel que existem hoje, o estudo irá definir outras áreas”, disse Benassi.

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