DESDE SEGUNDA

Emdec muda endereço do Pátio Municipal de veículos

Veículos apreendidos por infrações de trânsito ficavam na sede da empresa, na Vila Industrial, e agora estão sendo levados para novo local, no Jardim São José

Da Redação
05/03/2024 às 08:28.
Atualizado em 05/03/2024 às 08:28
Retirada dos veículos pode ser feita de segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados, das 8h às 18h na Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São José (Alessandro Torres)

Retirada dos veículos pode ser feita de segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados, das 8h às 18h na Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São José (Alessandro Torres)

O Pátio Municipal administrado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) mudou de endereço. Desde segunda-feira (4), o serviço é realizado na Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São José. Até então, o Pátio ficava na sede da Emdec, na Vila Industrial. A mudança faz parte do projeto da Prefeitura de Campinas de revitalização da área de 200 mil metros quadrados do Pátio Ferroviário. Com isso, os veículos que forem apreendidos por infrações de trânsito pela Emdec, Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal (GM) deverão ser retirados no novo local. 

Segundo a empresa, 6.431 veículos foram recolhidos ao Pátio Municipal em 2023, e 5.835 foram liberados até dezembro. Conforme a Emdec, parte dos veículos que já estavam no pátio foi removida para o novo endereço e o restante será transferido dentro dos próximos 30 dias. 

No período de transição, a Emdec disse que informará o proprietário sobre o endereço em que ele deve retirar o veículo no momento da tramitação da documentação. Os dias e horários de funcionamento para retirada do veículo serão de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h. A mudança acontece apenas para a guarda dos veículos apreendidos. A tramitação da documentação necessária à liberação dos veículos continuará sendo realizada na sede da Emdec, na Vila Industrial, localizada à Rua Antônio Manoel, 50. 

A orientação é que os usuários priorizem os meios digitais da Emdec para resolver a parte da documentação, já que no sistema presencial a pessoa perderá muito tempo devido ao fato de que ela terá que ir a dois endereços distintos. “A documentação pode ser resolvida sem sair de casa”, destacou a Emdec.

Segundo a empresa, o serviço remoto de instrução e entrega de documentos para a liberação de veículos apreendidos está disponível desde o ano passado por meio dos canais Chatbot e WhatsApp. Optando por estes meios de atendimento, o proprietário ou procurador pode comparecer ao Pátio apenas para a retirada do veículo, sem precisar de senha ou enfrentar fila, em processo que costuma durar poucos minutos.

De acordo com a Emdec, com a implantação das ferramentas digitais os atendimentos realizados em 2023 pelo WhatsApp relacionados ao Pátio superaram aos voltados a multas. Foram 2.227 contatos sobre veículos apreendidos pelo WhatsApp e outros 76 via Chatbot. 

Apesar do grande volume, o coordenador da área de Operação e Controle de Pátio da Emdec, Celso Lima, explicou que muitos condutores usam a ferramenta apenas para buscar informações sobre a liberação, optando pelo atendimento presencial em vez de finalizar o processo pelos canais digitais. “A escolha pode custar mais tempo ao usuário, que precisa retirar senha no local e aguardar o atendimento”, frisou. 

COMO USAR O ATENDIMENTO ON-LINE

Quem teve um veículo recolhido ao Pátio pode entrar em contato pelo WhatsApp da Emdec, pelo número (19) 3731-2910 ou pelo Chatbot disponível no site da empresa (www.emdec.com.br), em ícone no canto inferior direito, com ilustração de um agente da mobilidade urbana.

Em ambas as ferramentas, o atendimento é iniciado de forma automatizada e finalizado de maneira humanizada por um colaborador especializado da própria Emdec. O serviço está disponível das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, mesmo horário do atendimento presencial. Depois das 17h, o usuário também será atendido pela Central de Atendimento. O horário é o mesmo para atendimento presencial, para a tramitação de documentação, na Vila Industrial.

Durante o processo, é possível tirar dúvidas, além de anexar e receber arquivos de imagem e documentos em formato PDF que sejam necessários para a liberação do veículo retido. Tanto o WhatsApp quanto o Chatbot foram soluções contratadas pela Emdec junto à Informática de Municípios Associados (IMA), como parte do processo de aperfeiçoamento do Fale Conosco Emdec. Os dois canais digitais ainda oferecem serviços sobre multas, consulta de linhas e PAI-Serviço. Em 2023, o WhatsApp registrou 35,6 mil atendimentos gerais e o Chatbot, 1.391.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por