Testes realizados por técnicos da Emdec registraram redução de 13% no tempo necessário para percorrer o trecho Centro-bairro e de 11% na direção oposta (Divulgação Emdec)
Os motoristas que costumam circular pela Avenida John Boyd Dunlop, no trecho entre a Rua Mário Scolari e a Praça da Concórdia, no distrito do Campo Grande, devem reduzir o tempo gasto no trânsito. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) implantou naquele percurso a chamada "Onda Verde", que consiste em sincronizar os semáforos de modo que os veículos passem por uma sequência de sinais verdes por determinado período, facilitando assim o escoamento do tráfego.
De acordo com a Emdec, o sistema foi instalado em 28 equipamentos no sentido bairro-Centro e em 29 no sentido oposto. Com o novo padrão de sincronia dos semáforos e de fluidez do tráfego, os técnicos da Emdec registraram, por meio de testes, uma redução de 13% no tempo necessário para percorrer o trecho no sentido Centro-bairro, e de 11% no sentido contrário. A "Onda Verde" já está operando na via de segunda a sábado, das 5h30 às 23h; e aos domingos, das 6h30 às 23h. Os tempos semafóricos programados para a madrugada já atendem ao baixo fluxo registrado na via durante o horário.
Para o condutor aproveitar o benefício proporcionado pela Onda Verde, é preciso atenção à velocidade do veículo. A programação dos semáforos considera o tempo percorrido por quem respeita o limite de velocidade da via, que é de 50 km/h. Ou seja, não adianta se apressar: quem ultrapassa o limite de velocidade, além de correr riscos, também pegará os próximos semáforos fechados.
Além de oferecer mais agilidade nos trajetos percorridos e incentivar o respeito à velocidade máxima da via, a Onda Verde promove benefícios ambientais. Isso porque, ao reduzir as paradas nos semáforos e o tempo do trajeto, há uma otimização do uso dos motores, reduzindo a emissão de gases poluentes.
"Esta é uma iniciativa de mobilidade urbana que impacta diversos fatores que influenciam a qualidade de vida da população. Desde o benefício imediato de chegar mais rápido em casa ou ao trabalho, até aqueles que o condutor não vê, como a qualidade do ar e uma maior proteção contra sinistros que envolvam o excesso de velocidade", destacou Vinicius Riverete, presidente da Emdec.
Vale observar, entretanto, que o fluxo promovido pela Onda Verde pode ser afetado por situações adversas de trânsito, como a ocorrência de acidentes e bloqueios emergenciais na via, ou uma quantidade muito grande de veículos em circulação, o que impacta a manutenção da velocidade.
OURO VERDE
O estudo para a implantação da Onda Verde na John Boyd Dunlop foi iniciado a partir do atendimento da Emdec a uma demanda da população, sobre o número de paradas realizadas em semáforos na via. Técnicos da empresa fizeram os primeiros levantamentos de dados, em campo, em dezembro de 2024, em trecho entre o Satélite Íris e a Praça da Concórdia. Depois, ampliaram para todo o trecho contemplado.
Considerando os diferentes fluxos em horários de pico e entrepico, os profissionais realizaram a reprogramação remota dos equipamentos, a partir da Central de Monitoramento de Operação de Semáforos da Emdec, que fica na sede da empresa, na Vila Industrial. Isso foi possível após a centralização de todos os controladores semafóricos da John Boyd, no segundo semestre de 2024. Antes, a alteração dos tempos de cada sinal precisava ser realizada no local.
Depois, os técnicos fizeram testes in loco e realizaram observações e ajustes necessários, até chegar aos tempos semafóricos hoje adotados para a Onda Verde, que são diferentes, a depender do horário. O tempo de travessia para os pedestres continua sendo respeitado e acompanha a programação.
Com a iniciativa concluída no corredor Campo Grande, agora a equipe se debruça sobre estudo semafórico que beneficie o corredor Ouro Verde. No momento, os técnicos levantam dados sobre os fluxos registrados em dois trechos da Avenida das Amoreiras: entre as ruas Rio Grande do Sul e Amância Cesarino, e entre a Rua Itapecerica da Serra e a Avenida Ana Beatriz Bierrembach.
Outras vias da metrópole já contam com ajustes em semáforos, promovendo o fluxo quando a velocidade permitida é mantida pelos condutores. Entre elas, as avenidas Francisco Glicério, Senador Saraiva, Campos Sales e Barão de Itapura.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.