para BRT Campo Grande

Emdec dá início à construção de viadutos

Instalações permitirão acesso dos ônibus vindos do Terminal Mercado até a Rodoviária

Agência Anhanguera de Notícias
correiopontocom@rac.com.br
07/06/2018 às 09:14.
Atualizado em 28/04/2022 às 11:57

Obras de construção de viaduto do BRT Campo Grande perto da Rodoviária de Campinas: transporte urbano (Thomaz Marostegan)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) deu início ontem à construção das fundações de cinco viadutos na região central, que receberá a Estação de Transferência Rodoviária e atenderá a área do Bus Rapid Transit (BRT) Campo Grande. As instalações serão responsáveis por permitir o acesso dos ônibus vindos do Terminal Mercado até a Estação Rodoviária; e, também, o acesso entre a Rua Marquês de Três Rios, Avenida Governador Pedro de Toledo e Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo. Quando estiver completo, o BRT Campo Grande terá 17,9km de extensão, saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo Veículo Leve sobre Tilhos (VLT) e passando pelo seguinte trajeto: Avenida John Boyd Dunlop, Terminal Campo Grande e Terminal Itajaí. Até lá, serão construídas 12 obras entre as pontes e viadutos. Outra estação do BRT em fase de desenvolvimento é a do Ouro Verde, que terá cerca de 15km de extensão — saindo da região central e seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez e passando pelo Terminal Ouro Verde e Avenida Camucim, antes de parar no Terminal Vida Nova. Nesse trajeto serão quatro obras construídas. Segundo a Emdec, entre os dois corredores citados haverá um terceiro, chamado de BRT Perimetral, que terá 4,1km de extensão. Ele será responsável por interligar a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT. Com isso, os três corredores do Município — Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral — custarão cerca de R$ 451,5 milhões aos cofres públicos. Somados, serão 36,6km de extensão, com o tempo total de obras de três anos e com entrega prevista para 2020. De acordo com a Emdec, todo esse complexo do BRT abrigará estações de transferência e infraestrutura; veículos articulados ou biarticulados; corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens; embarque e desembarque pela esquerda (junto ao canteiro central das avenidas); embarque em nível; e pagamento desembarcado. Segurança e rapidez Segundo Carlos José Barreiro, presidente da Emdec, o novo sistema será mais seguro, rápido e eficiente. “Nossas obras estão indo de vento em popa, dentro do cronograma estabelecido”, afirma Barreiro, que concluiu que essa “é a principal obra na área de mobilidade urbana que Campinas recebe nos últimos 40 anos”, destacou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por