Por enquanto, os itinerários dos ônibus que circulam pela avenida não foram modificados; custo total da requalificação é de aproximadamente R$ 4,4 milhões (Alessandro Torres)
Com investimento da ordem de 4,4 milhões, a requalificação da Rua José Paulino, no Centro, terá inicio na próxima terçafeira, dia 21. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável pelo projeto. A obra dá sequência ao projeto de requalificação da área central e de resgate de espaços públicos, que já conta com benfeitorias na Avenida Campos Sales.
De acordo com informações da assessoria, a primeira fase, que começa após o feriado da Consciência Negra, consiste em levantamento topográfico e projeto executivo, portanto, sem nenhuma intervenção prevista e sem necessidades de mudanças nos itinerários do transporte público. Até o fechamento da matéria, a assessoria não informou qual o prazo de execução da primeira fase. A primeira fase consistirá em um mapeamento da localização da rede de água e esgoto ao longo da via.
O projeto prevê acesso seguro e confortável para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo, privilegiando o resgate do espaço público para as pessoas e o caminhar com segurança, de acordo com a Prefeitura. Entre as mudanças ainda estão o limite de velocidade da via, que será reduzido para 40 km/h, implantação de ciclofaixa, que será integrada à da Avenida Campos Sales, e modernização do mobiliário urbano.
A Rua José Paulino atravessa o “Rótula”, o Corredor Central, formado pelas vias Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta, Orosimbo Maia e Senador Saraiva. A via forma um sistema binário (uma vai e outra volta) com a Avenida Francisco Glicério. Entre os principais cruzamento estão o da Benjamim Constant, Campos Sales e Treze de Maio (Calçadão).
A Prefeitura de Campinas anunciou o projeto de requalificação da Rua José Paulino no começo do mês de outubro e a execução do projeto, com duração estimada em um ano, acontecerá nas nove quadras da via pública, que tem 835 metros. O projeto está inserido dentro do Programa Revivacidade e das estratégias de planejamento para o município, alinhado com as diretrizes do “Polo Estratégico de Desenvolvimento - Área Central”. “Tenho certeza que com essa obra estamos ampliando a requalificação do centro da cidade”, disse o prefeito Dário Saadi (Republicanos) na ocasião.
De acordo com a Prefeitura, a via é um ponto estratégico para a requalificação do Centro de Campinas e servirá de modelo para a cidade. O projeto está em consonância com o artigo 27 do Plano Diretor do Município, que define “valorização do espaço público; qualificação ambiental; desenvolvimento de novos modais para atendimento da área central; redução do trânsito de passagem, valorizando a relação com o pedestre; preservação do patrimônio edificado; melhoria da acessibilidade; ampliação e recuperação das calçadas, com adaptação para circulação de pessoas com deficiência; padronização do mobiliário urbano, entre outros”.
Um levantamento realizado pela Emdec, em 2017, apontava a circulação de 21 mil pedestres por dia na rua José Paulino. Na via, circulam diariamente 33 linhas do transporte coletivo municipal e outras nove linhas intermunicipais. Somente do transporte municipal são 183 ônibus, com várias viagens.
Para o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, “essa é uma atitude muito corajosa do prefeito Dário Saadi, porque é uma área com um índice de degradação muito grande e que precisa de um processo de transformação”.
MAIS MELHORIAS
“O grande detalhe é trazer de volta uma acessibilidade ao pedestre, principalmente. A região central é composta, muitas vezes, por pessoas que chegam ao Centro de ônibus ou pedestres que moram na região. Nós queremos melhorar essa acessibilidade", enfatizou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Riverete também destacou a importância de mais ciclofaixas na região central e da requalificação do Centro. “A região precisa de uma reforma. Há quantos anos não se tem uma reforma em vários pontos da região central? Acho que esse projeto vai trazer de volta uma grande qualidade para a José Paulino”, afirmou.
A requalificação da Rua José Paulino contempla recape e regularização do pavimento asfáltico, nova sinalização horizontal e vertical, substituição do pavimento das calçadas por piso intertravado e implantação de piso podotátil e botoeiras sonoras nos semáforos. Serão implantadas seis novas paradas de ônibus com abrigos. Duas das paradas terão plataformas elevadas. O local receberá novo mobiliário urbano, como bancos, lixeiras, paraciclos e floreiras com vegetação. Para diferenciar o pavimento, o piso intertravado será implantado de duas formas: com paginação “espinha de peixe” na faixa de circulação e de “fileira” nas faixas de serviço.
A região também ganhará rampas de acessibilidade e implantação de piso podotátil indicando as rotas acessíveis. As áreas de paradas de ônibus serão delimitadas. Os abrigos serão do padrão “Glicério”. Para a implantação dos abrigos e para melhorar as condições do caminhar, haverá o alargamento da calçada.
Entre as ruas Treze de Maio e Costa Aguiar, o pavimento será nivelado na altura do passeio (calçada), proporcionando fluidez no “calçadão”. O nivelamento também tem o objetivo de diminuir a trepidação na Catedral Metropolitana, protegendo o patrimônio histórico.
As vagas de táxis serão realocadas junto à Praça Rui Barbosa, do lado esquerdo da via. Haverá abrigo para atender os taxistas. A praça também receberá mobiliário urbano de apoio, bancos, floreiras e paraciclos. O limite de velocidade na via também será reduzido para 40 km/h. Os trabalhos serão executados em 835 metros, nas nove quadras da via.
CAMPOS SALES
Vale lembrar que outra avenida que também está sendo revitalizada é a Campos Sales. As obras ali começaram em 26 de janeiro, com investimento de R$ 36 milhões e previsão de conclusão de 12 meses. Com 920 metros de extensão, a Avenida Campos Sales liga a Avenida Francisco Glicério ao Pátio Ferroviário.
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