FISCALIZAÇÃO

Emdec começa a instalar radares no acesso a Viracopos

Equipamentos começam a funcionar no dia 13 de abril, mas as multas começam somente um mês depois; limite de velocidade na Avenida José Amgarten é de 70 km/h

Luciana Félix
31/03/2015 às 05:00.
Atualizado em 23/04/2022 às 18:39
O número de câmeras de monitoramento serão ampliadas das atuais 600 para 1.500 instaladas ( Janaína Ribeiro/ Especial a AAN )

O número de câmeras de monitoramento serão ampliadas das atuais 600 para 1.500 instaladas ( Janaína Ribeiro/ Especial a AAN )

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) começa nesta terça-feira (31) a implantação de dois radares de velocidade na via que dá acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos - Avenida José Amgarten. Os dois equipamentos - um em cada sentido - entram em operação no dia 13 de abril, porém só começam a multar a partir do dia 13 de maio. A velocidade máxima permitida no trecho será de 70 km/h.   A implantação dos equipamentos foi necessária após denúncias de usuários do terminal e da constatação da concessionária que administra o lugar, Aeroportos Brasil Viracopos, de que muitos motoristas cometiam excesso de velocidade na via. Um estudo realizado pela Emdec entre dezembro e fevereiro constatou que a alta incidência de desrespeito ao limite de velocidade máxima permitido na via.   Excessos   As análises apontaram uma velocidade média de 95 km/h no sentido Viracopos, e de 90 km/h no sentido contrário. As duas marcas são 35,71% e 28,57%, respectivamente, maiores do que a velocidade máxima regulamentada, de 70 km/h.A via foi duplicada e possui longo trecho de reta em aclive e declive, boa largura das faixas de rolamento, existência de acostamento em toda extensão, boas condições de visibilidade, boa iluminação noturna e ausência de entradas e saídas.   Esses fatores, segundo a Emdec, colaboram para o desenvolvimento da prática do excesso da velocidade. O que coloca em risco a segurança dos usuários do local.Os trabalhos de implantação dos equipamentos no local devem durar duas semanas. Após o início da operação, durante 30 dias, os equipamentos ficarão em fase de testes e não realizarão autuações.   Multa As autuações serão validadas a partir do dia 13 de maio. O veículo que não respeitar o limite de 70 km/h, estipulado para a via, e for flagrado pelo equipamento, será multado. "Nossa intenção é educar o motorista, para que pratique a velocidade permitida, situação que não vem ocorrendo. O local possui toda sinalização de trânsito e ganhará faixas informativas sobre a presença do radar e a velocidade máxima. Não há como alegar desconhecimento e esse período de 30 dias servirá para as adequações necessárias", afirmou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.   Após a implantação, a Emdec fará um acompanhamento constante da via, com o intuito de verificar a manutenção das condições de segurança do trânsito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por