PREPARAÇÃO

Emdec coloca ônibus extras para garantir deslocamento no Carnaval

Período de festas motivou ajustes também na Secretaria de Saúde, que reforçou as orientações para prevenção de ISTs e cuidados após exposição ao risco

Da Redação
10/02/2024 às 15:12.
Atualizado em 10/02/2024 às 15:12
Veículos reservas posicionados sexta à tarde no Terminal Barão Geraldo; Emdec determinou que os operadores disponibilizem frota extra também nos terminais Central, Mercado, Ouro Verde e Satélite Íris (Kamá Ribeiro)

Veículos reservas posicionados sexta à tarde no Terminal Barão Geraldo; Emdec determinou que os operadores disponibilizem frota extra também nos terminais Central, Mercado, Ouro Verde e Satélite Íris (Kamá Ribeiro)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Campinas (Emdec) adotou medidas extras para garantir o deslocamento dos foliões durante o feriado de Carnaval, inclusive com a solicitação de ônibus extras em algumas linhas. Para atender ao aumento da demanda de usuários do transporte público coletivo durante as festas de Carnaval, a Emdec determinou que os operadores disponibilizem frota reserva nos terminais Barão Geraldo, Central, Mercado, Ouro Verde e Satélite Íris. Os ônibus reservas estarão disponíveis no período do dia 9 (sexta-feira) até a Quarta-feira de Cinzas.

Neste sábado e domingo, os ônibus extras estarão disponíveis nos cinco terminais. Nos dias 12 e 13 de fevereiro, recebem o reforço os terminais Barão Geraldo e Mercado. Agentes da mobilidade urbana acompanham a evolução da demanda de usuários nestes terminais e acionam os veículos da frota reserva quando for constatada a necessidade de reforçar a operação.

A distribuição do número de veículos e os horários de disponibilidade consideram a demanda de cada terminal e a duração tradicional dos eventos carnavalescos. Os foliões também contam com o Serviço Corujão, que vai operar sem alterações em todo o feriado prolongado, das 0h50 às 5h, entre o Terminal Mercado e bairros da cidade. Neste sábado e domingo, as linhas municipais operam normalmente. Já na segunda-feira (12/02), circularão com a frota e programação horária costumeiramente previstas para os sábados. As exceções serão as linhas BRT10, BRT11, BRT12, BRT20, BRT25, 153, 154, 163, 164, 229, 234 e 404, que circularão com frota e horários praticados em dias úteis. As linhas BRT21 e BRT26, que já não circulam aos sábados, não operam no dia 12 de fevereiro.

Na Quarta-feira de Cinzas, a linha BRT26 também deixa de circular. A maioria das linhas do sistema de transporte público vai operar normalmente e haverá adequação da frota à demanda em 27 linhas. Para reforçar o atendimento ao Shopping Iguatemi, a linha 385 (Shopping Iguatemi / Rodoviária) receberá dois veículos adicionais na frota na terçafeira (13/02). Serão sete veículos desde o início da operação até por volta de 0h, horário de fechamento do centro comercial.

SAÚDE NO CARNAVAL

A Secretaria de Saúde também está reforçando as orientações para a prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no período carnavalesco e a necessidade de ser fazer a profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP).

Quem precisar de PEP de sábado até quarta-feira, deve procurar o pronto-socorro do Hospital Mário Gatti. No local, o médico infectologista Josué Lima, coordenador do Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, orientou que a pessoa deve explicar a situação e solicitar a PEP.

Em dias úteis, o medicamento está disponível no Centro de Referência em IST/ HIV/AIDS e Hepatites Virais, das 7h às 17h. Ela é direcionada para quem teve relação sexual desprotegida ou em casos em que eventual ruptura do preservativo é percebida somente após o término do ato, o que implica algum risco de infecção pelo HIV.

Josué Lima explicou que a busca pela PEP deve ser feita nas duas primeiras horas após a relação com risco de se infectar pelo HIV e no máximo 72 horas depois. "A pessoa deverá tomar antirretrovirais durante 28 dias e, mesmo tendo corrido risco de exposição ao HIV, ela não vai se infectar", explicou.

A Secretaria de Saúde afirmou que todos os centros de saúde e o Centro de Referência em IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais distribuem camisinhas nos respectivos horários de funcionamento, porém os postos de saúde estarão fechados no período do carnaval, a partir deste sábado, retomando o atendimento apenas na quarta-feira, às 13h.

Além disso, todos os centros de saúde receberam materiais educativos, incluindo folders e banners, e as equipes estão preparadas para orientar e disponibilizar aos pacientes os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C a partir da Quarta-feira de Cinzas. Os métodos de contracepção disponíveis no SUS de Campinas são a camisinha, anticoncepcional oral, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, DIU de cobre, DIU hormonal Mirena e implante subdérmico de etonogestrel (implanon).

FEIRAS

Os feirantes da cidade também manterão as feiras nos horários habituais durante os dias de folia, tanto as diurnas quanto as noturnas. A informação é da empresa de Serviços Técnicos de Campinas (Setec). As feiras oferecem dezenas de opções de comida pronta para o consumo, como os tradicionais pastéis e produtos do milho, por exemplo. Além disso, as feiras contam com opções de frutas, verduras, legumes, carnes e peixes sempre muito frescos, o que pode contribuir para os foliões aguentarem firmes a folia nas dezenas de blocos que farão o carnaval em Campinas.

As feiras livres de Campinas são realizadas de terçafeira a domingo, das 6h às 12h (setec.sp.gov.br/feiraLivre. html para conferir os locais onde são realizadas). Já as feiras noturnas de Campinas são de segunda-feira a sextafeira, das 17h às 22h, também em vários bairros da cidade (redeinterna.setec.sp.gov.br/site/solo-feira-noturna). 

CONFIRA AS FAIXAS HORÁRIAS QUE CONTARÃO COM REFORÇO DE FROTA:

Terminal Barão Geraldo

Sábado: 12h às 5h

Domingo: 12h às 3h30

Segunda (12/02): 12h às 5h

Terça (13/02): 16h às 5h

Eixo Terminal Barão Geraldo / Terminal Itajaí: 5 ônibus reservas previstos

Eixo Terminal Barão Geraldo / Terminal Vida Nova: 3 ônibus reservas previstos

Eixo Terminal Barão Geraldo / Terminal Mercado: 3 ônibus reservas previstos

Eixo Terminal Barão Geraldo / Terminal Padre Anchieta: 2 ônibus reservas previstos

Eixo Terminal Barão Geraldo / Amarais: 1 ônibus reserva previsto

Terminal Central

Sábado: 12h às 20h

Domingo: 11h às 19h30

Terminal Mercado

Sábado: 12h às 5h

Domingo: 12h às 3h30

Segunda (12/02): 12h às 5h

Terça (13/02): 14h às 5h

Proporciona conexão com as linhas do Corujão Eixo Terminal Mercado / Santos Dumont: 4 ônibus reserva previstos

Terminal Ouro Verde

Sábado: 12h às 19h

Domingo: 12h às 0h30

Terminal Satélite Íris

Sábado: 18h às 2h30

Domingo: 18h às 2h30

Corujão

LINHAS DISPONÍVEIS DO CORUJÃO:

179 - Jardim São Domingos / Terminal Mercado I (Eixo Santos Dumont)

199 - Vida Nova / Terminal Mercado I (Eixo Ouro Verde)

289 - Itajaí IV / Term. Mercado I (Eixo Campo Grande)

299 - Nova Aparecida (Eixo Lix da Cunha)

309 - Parque Cidade / Terminal Mercado I (Eixo Amarais)

339 - Cidade Universitária / Terminal Mercado I (Eixo Barão Geraldo)

399 - Joaquim Egídio / Terminal Mercado I (Eixo Sousas)

489 - Parque Jambeiro / Terminal Mercado I (Eixo Washington Luís)

Fonte: Emdec

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por