SAINDO DO “FORNO”

Emdec aprova 144 radares em Campinas, 40 a menos do que pretendia

O primeiro edital foi suspenso pelo prefeito, que alegou não ter sido consultado

Thiago Rovêdo / thiago.rovedo@rac.com.br
07/06/2022 às 10:56.
Atualizado em 07/06/2022 às 10:56

Avenida Ruy Rodrigues é uma das que mais registra acidentes devido ao volume de veículos que recebe; expectativa é a de reduzir mortes na via (Kamá Ribeiro)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) homologou o edital para a instalação de 144 radares da cidade, além de duas câmeras de segurança conhecidas como speed dome. O edital esteve no centro de uma polêmica este ano, quando o prefeito Dário Saadi (Republicanos, desautorizou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, cancelando o primeiro pregão, que previa a instalação de mais 58 novos equipamentos. 

Na época, o Dário justificou a decisão, alegando que não havia sido consultado sobre a proposta. Uma semana depois, outro edital foi lançado, prevendo os 144 radares, dos quais 18 são novos equipamentos.

O Consórcio Campvias II ganhou o primeiro lote pelo valor de R$ 18.019.999,80 e o Consórcio Data Traffic/Shempo/Labor foi o vencedor do segundo lote, no valor de R$ 17.250.000,00. No total, os vencedores vão receber da Prefeitura de Campinas R$ 35.269,999,80 pelo serviço. O contrato é válido por 30 meses.

Após a emissão da ordem de serviço, os vencedores do edital terão até quatro meses para realizar a instalação completa do equipamento. Por questões burocráticas, a Administração informou que não é possível precisar uma data exata de quando os primeiros novos equipamentos estarão em funcionamento.

"Ainda estamos no rito de assinatura de contratos. As empresas precisam assinar o contrato e, para isso, há trâmites legais que ainda devem ser cumpridos. Após a assinatura, estando tudo certo, ocorre a emissão das ordens de serviço.

Posteriormente, é seguido o cronograma que consta no edital", informou a Emdec por meio de nota. 
Este edital trouxe duas novidades em relação ao primeiro, que foi cancelado. A primeira é a de que não serão mais instalados radares para multar veículos transitando em faixas exclusivas de ônibus. Com isso, Campinas passará a ter 144 radares (incluindo-se os 18 novos): sendo 68 pontos de medidores fixos de velocidade e outros 76 equipamentos que controlarão o avanço de semáforo vermelho, parada sobre faixa de pedestres e excesso de velocidade. 

A segunda novidade é a contratação de duas câmeras de seguranças, as speed dome. Trata-se de um dispositivo de segurança para o monitoramento de grandes distâncias. A câmera speed dome capta e processa imagens de alta qualidade em locais que necessitem de clareza de detalhes. 

Com essa tecnologia, é possível direcionar a câmera para onde for preciso, já que ela permite movimentos horizontais e verticais. O grande diferencial é sua área de cobertura e o zoom, capaz de aumentar imagens e identificar detalhes. 

A speed dome é instalada em locais altos e livres de pontos que possam obstruir a captura de imagens. Pelo novo edital, as duas aquisições previstas serão instaladas: na esquina da Rua Irmã Serafina com a Avenida Moraes Sales e no cruzamento das Avenidas Aquidaban e Francisco Glicério.

Multas

Os agentes de mobilidade urbana da Emdec e os radares de fiscalização registraram em 2021 e 2° semestre de 2020 mais de 103 multas de trânsito por hora na cidade. Foram aplicadas, nestes 18 meses, 1.362.055 penalidades no município. Em média, isso equivale a quase duas multas (1,74) por motorista, uma vez que Campinas tem 785.148 condutores habilitados, de acordo com o Detran-SP. Em 2019, foram aplicadas 677.806 notificações de infração de trânsito.

Em decorrência da pandemia da covid-19, as multas aplicadas no 2ª semestre de 2020 apenas foram entregues aos autuados em 2021. Por isso, as 1.362.055 penalidades registradas no ano passado incluem também as aplicadas no período de julho a dezembro de 2019. De acordo com a Emdec, mudanças na legislação, por conta da pandemia, impactaram de forma direta o cronograma de envio das multas e postergaram o recebimento dos valores devidos.

Em relação à arrecadação com as multas, o aumento percentual, segundo a Emdec, foi de 8,2% em 2021 em relação a 2019. A cidade arrecadou R$ 102,5 milhões em 2019 contra R$ 111 milhões no ano passado. 

Polêmica

No primeiro edital, lançado em março, a Emdec queria aumentar o número de radares de 126 para 184 - crescimento de 46%. Após a publicação da notícia pela imprensa e inúmeras críticas da população, o prefeito anunciou a suspensão do edital, alegando que não havia sido consultado sobre o assunto pela Emdec. "Dezoito novos radares serão instalados em locais onde ocorreram 51 mortes por acidentes de trânsito entre 2018 e 2021. Os locais em que esses equipamentos serão implantados ficam nas avenidas John Boyd Dunlop, Ruy Rodriguez, Camucim e Amoreiras", informou Dário, na ocasião. 

No edital cancelado, os radares seriam distribuídos por toda a cidade em: 73 pontos de medidores de velocidade, outros 76 radares de avanço de semáforo, faixas de pedestres e velocidade, e 35 pontos em faixas exclusivas de ônibus e detecção de excesso de velocidade. No contrato em vigor, não há radares em faixas exclusivas; as multas são aplicadas por agentes da Emdec.

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