REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO

Emdec anuncia substituição parcial de esferas de concreto na Campos Sales

Troca por tachões acontecerá em locais em que há risco maior de deslocamento pelo impacto de veículos durante manobras

Da Redação
07/04/2024 às 10:45.
Atualizado em 07/04/2024 às 10:45
Objetivo da instalação foi proteger a circulação de ciclistas na ciclofaixa, entretanto as esferas desagradaram os motoristas de Campinas (Kamá Ribeiro)

Objetivo da instalação foi proteger a circulação de ciclistas na ciclofaixa, entretanto as esferas desagradaram os motoristas de Campinas (Kamá Ribeiro)

Em razão das ocorrências de choque nas esferas de concreto instaladas na Avenida Dr. Campos Sales, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) está reavaliando a localização em alguns pontos e realizará, a partir da próxima terça-feira, dia 9, a substituição por tachões, que têm a mesma funcionalidade. A substituição vai acontecer nas esquinas, próximo às vagas rápidas, e em entradas e saídas de prédios. Essas esferas retiradas serão realocadas para outros locais, como o Parque das Águas.

As equipes estão percorrendo toda a extensão da via que recebeu a obra e reavaliando a localização de algumas esferas. Em alguns trechos, como o que vai da avenida Andrade Neves até a rua 11 de Agosto, por exemplo, não foram registradas ocorrências envolvendo as esferas. Por isso, não haverá substituição nesses pontos. A partir da análise de cada trecho, algumas esferas serão reposicionadas e outras serão substituídas por tachões.

O deslocamento das esferas vem sendo causado pelo impacto de veículos durante as manobras para estacionar ou na circulação nos raios de curva. Vale lembrar que a instalação dessas estruturas, que são balizadores, teve como objetivo proteger a circulação de ciclistas, separando a ciclofaixa da faixa de rolamento. Outro intuito da instalação das esferas foi dar mais segurança aos pedestres nos cruzamentos.

Como o motorista campineiro não se adaptou a este conceito em alguns pontos de circulação, a Emdec decidiu pela reavaliação do projeto. 

Também há a previsão de substituir as esferas por floreiras, ainda neste mês de abril, à medida em que o projeto de paisagismo for sendo executado. Essa etapa da obra compete à Secretaria de Serviços Públicos. A implantação das floreiras já estava prevista no projeto original de repaginação da Avenida Campos Sales.

PRIMEIRA FASE CONCLUÍDA

A primeira fase das obras de requalificação da Campos Sales, que tiveram início em janeiro do ano passado como parte do Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC) e de Resgate de Espaços Públicos, chegou ao fim. Nesta etapa da obra, realizada pela Emdec, a via recebeu nova pavimentação, uma faixa exclusiva com piso rígido (que tem grande capacidade de absorver o peso dos veículos) para os ônibus e novos abrigos para os pontos de parada, no mesmo estilo daqueles empregados na Avenida Francisco Glicério. Todas as placas e pinturas no solo também foram refeitas.

No final de março, sob o encargo da Secretaria de Serviços Públicos, começou a implantação do projeto paisagístico da avenida. Essa etapa, de acordo com a Prefeitura, só pôde começar naquele momento em virtude do término das obras de readequação. Mudas, plantas, novas lixeiras e bancos já foram comprados e os vasos receberão as plantas assim que elas estiverem prontas para o replantio.

Além das já reformas já citadas, a Emdec construiu na Campos Sales baias de estacionamento para facilitar o acesso ao comércio da região e refez toda a iluminação com lâmpadas de LED, também usadas nos novos semáforos instalados. A Campos Sales passou ainda por obras de geometria para redesenhar a sua configuração e ganhou uma ciclofaixa. Ao lado dela, estão instaladas as esferas que separam o espaço dos ciclistas e dos veículos.

A Emdec disponibilizou também um novo calçamento utilizando piso intertravado (indicado para áreas de alto tráfego) e passeios com piso podotátil (utilizado em áreas de grande circulação para guiar pessoas com deficiência), bem como novas rampas que priorizam a acessibilidade e o enterramento dos cabos de telefonia e internet existentes no local, “dando um visual mais limpo à avenida”, segundo a empresa.

As obras contaram com investimentos da ordem de R$36 milhões, sendo R$6 milhões de recursos municipais, R$14 milhões da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp) e R$16 milhões da CPFL Paulista.

JOSÉ PAULINO

Para dar continuidade nas obras de revitalização da Rua José Paulino, no Centro, a Serviços Técnicos Gerais (Setec), autarquia da Prefeitura Municipal de Campinas responsável pela administração e fiscalização do comércio em solo público, retirou na última quarta-feira, dia 3, próximo à esquina com a Avenida Benjamin Constant, uma banca que estava inativa. A operação contou com o apoio da Emdec.

Além disso, havia também queixas de moradores e comerciantes alegando que a banca estava sendo utilizada como ponto de venda de drogas e abrigo para pessoas que estão em situação de rua. O permissionário da banca já não atuava no estabelecimento há mais de dois anos. Ele foi notificado a retomar as atividades, o que não ocorreu, possibilitando a retirada da estrutura. A banca agora fica disponível por 30 dias para que o proprietário possa resgatá-la. Para isso, ele deverá pagar uma multa cujo valor corresponde a 20% do preço de mercado da banca.

Atualmente, as obras de requalificação da Rua José Paulino, que, assim como a Campos Sales, faz parte da requalificação do Centro da cidade, consistem na implantação do novo calçamento de piso intertravado e das rotas acessíveis. A gestão da obra é da Emdec e da Secretaria de Transportes (Setransp). Os trabalhos são realizados pela Comercial e Construtora Fênix Ltda.

A substituição do piso avançará por trechos até a Av. Dr. Moraes Salles, pelo lado esquerdo. O lado direito, onde estão os abrigos de ônibus, receberá o intertravado na sequência. O piso intertravado é composto por blocos de concreto pré-moldados. Sua superfície é antiderrapante, o que garante mais segurança na circulação de pedestres. O modelo adotado na José Paulino possui borda reta, minimizando a trepidação de cadeiras de roda e ampliando as condições de acessibilidade. Ele apresenta maior durabilidade e é considerado sustentável porque permite que a água escoe e seja absorvida com mais facilidade.

A requalificação da Rua José Paulino prevê ainda acesso seguro e prioritário para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. A iniciativa integra o projeto de Rua Completa e está inserido dentro do Programa Revivacidade.

A revitalização da via terá investimento total de R$ 4,4 milhões, e as obras foram iniciadas no final do passado. A previsão é que a nova José Paulino fique pronta no final de 2024. A via pública é um ponto estratégico para a requalificação do Centro e deve servir de modelo e indutor para a cidade. As obras ainda contemplam o recape e a regularização do pavimento asfáltico, nova sinalização horizontal e vertical, substituição do pavimento das calçadas por piso intertravado e implantação de piso podotátil e botoeiras sonoras.

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