MALHA VIÁRIA

Emdec adota plano contra caos viário no balão do Castelo

Projeto inclui inversão de sentido da Avenida Orlando Carpino e semáforo

Felipe Tonon
31/08/2013 às 17:48.
Atualizado em 25/04/2022 às 22:36
Proposta prevê que Avenida João Erbolato, na quadra antes do balão, tenha sentido único nas duas vias: menos carros chegando na rotatória (Dominique Torquato/AAN)

Proposta prevê que Avenida João Erbolato, na quadra antes do balão, tenha sentido único nas duas vias: menos carros chegando na rotatória (Dominique Torquato/AAN)

Um projeto com mudanças viárias que prometem melhorar a segurança no trânsito do Balão de Castelo foi apresentado na sexta-feira a moradores e comerciantes da região pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O trecho é alvo de críticas de motoristas e pedestres, que enfrentam dificuldades para circular pelas vias próximas.Na proposta elaborada pela Emdec, uma das mudanças será na Rua Orlando Carpino, que envolve todo o Balão do Castelo. A via poderá ter o sentido de circulação invertido no trecho entre a Rua Santo Antonio Claret e a Avenida Professor Francisco José de Camargo Andrade. Com essa mudança, a circulação em toda a extensão da Orlando Carpino será no mesmo sentido, anti-horário.Outra alteração é no último trecho da Avenida João Erbolato, na quadra de acesso ao Balão do Castelo, que passará a ter sentido único, somente saindo da rotatória. Se a mudança for aprovada, será uma via a menos para entrada de carros no balão.Também está prevista a instalação de novos semáforos, com focos para a travessia de pedestres. Um deles deverá ser colocado no cruzamento da João Erbolato com a Orlando Carpino.O objetivo do projeto, segundo a empresa municipal, é criar e estimular rotas alternativas na região, reduzindo o fluxo de veículos em vias já saturadas e ampliando a segurança.As propostas, no entanto, não agradaram comerciantes da região. Fernando Gurgel é proprietário de um restaurante na Rua Santo Antonio Claret há 38 anos e afirma que as mudanças previstas não irão resolver as deficiências. “A grande dificuldade do Castelo é você estacionar. Faltam vagas e, com as mudanças, vamos perder mais um lado da Carpino, porque vai poder estacionar de um lado só.”O comerciante também criticou a instalação de mais semáforos e acredita que o trânsito irá piorar. “Isso é uma maquiagem, não vai resolver nosso problema, não. O trânsito vai continuar lento. E talvez mais lento ainda.” Apesar do pessimismo, ele afirmou que é importante colocar as medidas em prática para ver se elas surtirão efeito.Para ele, a abertura da Avenida Getúlio Vargas, que passa pelo Círculo Militar, seria a única forma de desafogar o trânsito no Castelo. A obra, apesar de estar nos planos da Secretaria de Transportes, não tem data para sair do papel. Caos viárioO Balão do Castelo tem 12 cruzamentos de sete ruas e avenidas e é um dos locais mais problemáticos do trânsito na cidade. De acordo com a Emdec, a região recebe 17 mil veículos por dia apenas nos horários de pico (das 7h às 9h e das 17h às 21h). As vias mais carregadas nesses horários são a Andrade Neves, Alberto Sarmento e Francisco José de Camargo Andrade.Pedestres também enfrentam riscos no local. Em maio deste ano a sinalização do Balão foi revitalizada. A rotatória recebeu dois semáforos piscantes nos cruzamentos das avenidas Francisco José de Camargo e Alberto Sarmento com a Praça 23 de Outubro, além de duas placas advertindo a travessia de pedestres, com uma película que reflete a luz dos faróis dos veículos à noite. Toda a sinalização de solo foi repintada e a aérea, reforçada.O projeto para melhorar o trânsito na região do Castelo estava parado há anos na Prefeitura, de acordo com a Secretaria de Transportes.Segundo a Emdec, o projeto com as mudanças viárias ainda não está finalizado, mas em fase de apresentação e discussão com moradores e comerciantes da região — a expectativa é de colocá-lo em prática ainda este ano.

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