Placa indica velocidade máxima de 40 km/h na Avenida Campos Sales: Emdec estuda unificação de limite nas vias centrais (Diogo Zacarias)
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) confirmou que analisa a padronização da velocidade máxima, e consequentemente a fiscalização através dos radares eletrônicos, nas ruas da região central. Atualmente, os limites variam de 40 km/h a 70 km/h, dependendo das características da via. A intenção é aplicar as mudanças após a requalificação da Avenida Campos Sales, que está prevista para ser entregue em agosto de 2023.
A informação foi revelada na tarde de ontem pelo presidente da Emdec, Vinícius Riverete, durante a apresentação à Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara do relatório trimestral dos valores arrecadados com as multas de trânsito. "Isso é uma coisa que o prefeito Dário Saadi pediu logo que assumi a Secretária de Transportes e a Emdec. O propósito é evitar alternância de velocidades no trânsito. A questão da área central é uma delas. Com a revitalização da Campos Sales, a ideia é acertar essa questão da padronização da velocidade com certeza", adiantou Riverete aos vereadores.
Muitas motoristas relatam que a chance de ser multado no Centro é grande, justamente por causa dos diferentes limites de velocidades das ruas. Em um trajeto entre da Avenida Aquidabã e a entrada do Túnel Joá Penteado, por exemplo, o veículo vai passar por vias que admitem velocidades de 70 km/h, depois 50 km/h até chegar a 40 km/h. Basta uma distração para o condutor ser flagrado pelos radares eletrônicos.
O caso do Túnel Joá Penteado é curioso, visto que conta com duas velocidades máximas permitidas - 40 km/h na entrada e 50 km/ na saída. A área, em 2021, foi onde os motoristas mais foram autuados pela fiscalização eletrônica: 47.411 registros. A segunda colocada, a Avenida John Boyd Dunlop, na altura da Estação Bela Aliança, contabilizou 43.698 penalizações.
"Se tiver uma padronização das velocidades de radares na nossa cidade, com certeza a gente não terá tanta multa como temos hoje. Não sabemos ao certo qual lugar é 40 km/h ou qual é 50 km/h, porque sempre está mudando. Seria uma coisa ótima mesmo", afirmou Inácio Rodrigues da Fonseca, que é presidente do Sindicato dos Taxistas de Campinas e Região.
Outra situação que será testada é avisar aos motoristas que eles passaram acima da velocidade em radares que já estão instalados, mas ainda não entraram em funcionamento. "Na John Boyd, antes dos novos radares funcionarem, caso alguém passe acima da velocidade, a pessoa será avisada e alertada sobre o erro cometido. É uma ação que será inovadora", acrescentou o presidente da Emdec.
A revitalização da Campos Sales deverá começar em agosto, a partir da Avenida Francisco Glicério, e deve ser entregue em agosto de 2023. As obras serão divididas em ciclos que devem durar cerca de dois meses cada um. A Emdec não deixou claro se a padronização da velocidade máxima será adotada junto ou após as obras.
Destinação das multas
Em relação às multas, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a receita arrecadada com a cobrança deve ser aplicada exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. Neste primeiro trimestre, foram aplicadas 154.7014 mil penalizações e investidos R$ 30,7 milhões, segundo explicou Riverete.
A área que mais recebeu verba foi a de fiscalização, com R$ 12,8 milhões. Na sequência, com uma aplicação de R$ 11,8 milhões, a Emdec realizou atividades de engenharia voltadas a ampliar as condições de fluidez e de segurança no trânsito. A sinalização, que engloba solo e até mesmo obras, ficou com R$ 5,5 milhões e a educação, que compreende atividades direcionadas à formação do cidadão, ficou com R$ 537 mil apenas.
"O que eu acho importante ressaltar é em relação às multas. O radar que mais multa na cidade é no Túnel Joá Penteado. Temos um projeto para intensificar os avisos e diminuir o número de multas no local. Nosso objetivo é zerar as multas. O radar está ali para educar", alegou Riverete