AÇÃO SOCIAL

Em Indaiatuba, livros ajudam a saciar a fome de saber e de comida

Evento oferece exemplares em troca de alimentos para carentes

Mariana Camba/ Correio Popular
17/04/2021 às 17:21.
Atualizado em 21/03/2022 às 22:24
Alessandra Souza e parte dos livros que serão trocados por alimentos: ajuda a quem precisa (Ricardo Lima/ Correio Popular)

Alessandra Souza e parte dos livros que serão trocados por alimentos: ajuda a quem precisa (Ricardo Lima/ Correio Popular)

Em meio à pandemia, muitos setores tiveram que se reinventar para continuar com as atividades, e por isso adotaram alternativas que asseguraram a interação com o púbico. O projeto de incentivo à leitura "Piquenique Literário da Tia Lê", criado em 2018 pela educadora social Alessandra de Paula Souza, moradora de Indaiatuba, teve de passar por uma transformação para manter a ação solidária ao longo da crise gerada pela covid-19. O intuito da iniciativa é angariar livros, para que, uma vez ao ano, eles sejam doados durante um café da manhã coletivo.

Devido à necessidade do isolamento social, Alessandra decidiu cancelar a parte gastronômica do evento e adotar o sistema Drive Thru para manter a doação das obras.

Este ano, a proposta do projeto também foi alterada. Além de promover a leitura, a intenção também é ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Como meio de unir os dois objetivos, a educadora social decidiu promover a entrega dos livros em troca de um quilo de alimento não perecível. Cada quilo de comida equivale a uma obra. Tudo o que for angariado será encaminhado para as famílias cadastradas na Prefeitura. "As pessoas vão permanecer em seus carros durante o evento, assim vamos garantir o isolamento de todos", explicou Alessandra.

O projeto teve início há três anos, quando a educadora social participou de um treinamento no local de trabalho e ganhou alguns livros. Com tantas obras em casa, ela pensou o que poderia ser feito para que os exemplares não ficassem parados e sem uso. "Eu procurava um destino para as histórias, afinal elas foram produzidas para encantar e levar conhecimento. Mas também queria fazer algo que tirasse as pessoas de casa, do uso das tecnologias como o celular e a televisão, para que elas pudessem curtir mais a família em espaços públicos, a céu aberto", lembrou. Por isso a educadora decidiu disseminar a ideia nas redes sociais, e assim conseguiu a ajuda de voluntários e mais doações de livros.

A troca e a entrega das obras literárias ocorriam em meio ao piquenique, que a idealizadora e os voluntários promoviam. A proposta era criar o evento uma vez ao ano e divulgar a data da confraternização nas redes sociais. Para participar, as pessoas precisavam levar apenas um prato pronto. "A maioria das famílias não se reúne mais como antes. Ler, então, é algo que não vejo com tanta frequência. A ideia do piquenique era trazer de volta esse costume esquecido com o tempo, e promover mais encontros e a contação de histórias. Foi o meio que encontrei para resgatar a prática da união, através da leitura", relatou.

Os eventos promovidos pelo projeto eram temáticos. Cada ano a Alessandra se inspirava em uma obra famosa para planejar a ação. Em 2019, o tema foi o Sítio do Pica-Pau Amarelo. Voluntários se fantasiaram de personagens emblemáticos, como a Emília e a Narizinho, para poder interagir com as crianças. "Cada ação ocorria em um espaço público diferente de Indaiatuba, com a autorização do município. Havia áreas de brincadeira, de comida e de história", explicou. No primeiro evento, em torno de 100 pessoas compareceram.

Todas as obras literárias angariadas durante o ano ficam armazenadas na casa da educadora social. Em 2020, foram distribuídos alguns livros de forma restrita, pois com a chegada da pandemia a idealizadora não teve como realizar o evento tradicional. Neste ano, ela buscou por alternativas que possibilitassem a distribuição dos mais de 500 exemplares arrecadados nos últimos meses. "Percebi que a maioria dos comércios estava funcionando com o sistema drive-thru, então aderi ao recurso". A Prefeitura apoia a ação através da Secretaria de Assistência Social, que autorizou o uso do estacionamento do "Parque das Crianças" para que as doações ocorram neste mês.

Para quem quiser participar, o evento vai ocorrer no próximo dia 25, das 9h às 14h. Antes de ir ao Drive Thru as pessoas devem entrar em contato com a idealizadora através do WhatsApp: (19) 9 9730-3876. "Pelo aplicativo eu disponibilizo as fotos dos livros disponíveis. A pessoa escolhe qual ela quer. Ao ser selecionada, a obra passa pelo processo de higienização e é colocada em um saco plástico com o nome e alguns dados do futuro dono", explicou. Não há limite de livros por pessoa, tudo depende dos quilos de alimento que serão doados. A expectativa é que até o dia da ação 700 obras sejam arrecadadas. "Quem não puder ir ao drivethru, mas tiver como doar algum livro, vai nos ajudar da mesma forma", concluiu Alessandra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por