ANIVERSÁRIO DE CAMPINAS

Em Campinas, hospital Mário Gattinho começará a atender crianças em dezembro

Termo de Compromisso para conclusão das obras foi assinado ontem

Ronnie Romanini
15/07/2022 às 09:18.
Atualizado em 15/07/2022 às 09:51

Dário Saadi defende o SUS durante as comemorações do aniversário da cidade e dos 48 anos do Hospital Mário Gatti (Gustavo Tilio)

O primeiro hospital de Campinas destinado exclusivamente a atendimentos pediátricos — o Mário Gattinho — será inaugurado em dezembro deste ano. Este foi o principal anúncio feito ontem pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos) durante a cerimônia de comemoração dos 248 anos da cidade. O prefeito assinou o Termo de Acordo e Compromisso (TAC) para a conclusão das obras do novo hospital nos próximos três meses. Nos dois meses seguintes, a equipe de pediatria será transferida do Hospital Mário Gatti para a nova unidade hospitalar.

Com a inauguração do Mário Gattinho, o setor pediátrico de Campinas ganhará mais 13 leitos, na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e área de recuperação pós-anestésica. O número total de leitos será ampliado dos 43 — atualmente existentes no Hospital Mário Gatti — para 56, entre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), enfermaria e observação. O novo hospital também terá um centro cirúrgico pediátrico.

Segundo o prefeito, a primeira parte da adequação foi executada pela própria equipe de manutenção da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar realizando trabalhos de alvenaria. Ainda em relação às mudanças estruturais, uma construtora tocará as obras pelos próximos três meses, visando atualizar a rede elétrica e de gás e colocar novos telhados, por exemplo. O valor das obras gira em torno de R$ 2 milhões. 

"A construtora vai entrar na fase mais técnica, pois tem expertise e é uma empresa grande. Tudo foi feito dentro do Termo de Acordo e Compromisso (TAC) e em parceria com a Rede Mário Gatti. Os valores das obras, inclusive, foram discutidos em parceria, com vários orçamentos", afirmou Dário.

Em entrevista coletiva após a cerimônia, Dário lembrou que desde 1993 — época em que presidia o Mário Gatti — não há um hospital voltado exclusivamente às crianças. Ele citou que o então Hospital Álvaro Ribeiro, filantrópico e que atendia o SUS, fechou de uma hora para outra e que o Pronto-Socorro do Mário Gatti precisou multiplicar a capacidade de atendimento da noite para o dia. Eram cerca de 80 crianças e passou para mais de 300, segundo o prefeito. 

"Desde então, Campinas não tem um hospital específico para a pediatria. Agora, será este hospital, que não é filantrópico, é municipal e com 100% de atendimento ao SUS. Ganham a pediatria, as crianças, pais e mães. E, principalmente, as crianças serão atendidas aqui por servidores, funcionários totalmente especializados, que só atendem crianças."

Além dos benefícios para a pediatria, um ganho adicional acontecerá no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. A transição da pediatria para o Mário Gattinho fará com que espaços do Mário Gatti sejam liberados no Pronto-Socorro para atendimento de adultos, no 4° andar, para internações, além do centro cirúrgico ampliar a vaga para adultos, uma vez que as crianças não serão mais operadas lá.

Atraso no Mário Gattinho?

Dário Saadi relembrou alguns fatos que causaram o adiamento do Mário Gattinho. Em março de 2021, a Administração Municipal tomou a decisão de intervir no Hospital Metropolitano, por meio de requisição administrativa, para utilizar seu prédio e estrutura para o enfrentamento da pandemia de covid-19. 

Para o prefeito, o hospital foi a "salvação de Campinas", pois as pessoas ficariam sem atendimento de qualidade e o sistema de saúde da cidade poderia entrar em colapso sem a intervenção. Números divulgados apontam para mais de 50 mil consultas e atendimentos de Pronto-Socorro e mais de 1,7 mil internações. Dário afirmou que se pudesse voltar no tempo faria exatamente a mesma coisa. Ele considera que essa atitude era a melhor a ser tomada naquele momento da pandemia, argumentando que o atraso do Mário Gattinho é justificado por tudo isso. O prefeito também elogiou o SUS.

"Eu acredito que a pandemia nos mostrou que o SUS é mais importante do que a gente imagina. O SUS foi fundamental no atendimento, na vacinação. Nós enfrentamos o subfinanciamento, pois a tabela do SUS é defasada. Cada vez mais os municípios precisam colocar dinheiro. Agora, é um sistema que temos que valorizar. Não fosse o SUS, o número de mortes na pandemia seria muito maior."

Aniversário do Mário Gatti

Fundado em 1974, no bicentenário da cidade de Campinas, o Hospital Mário Gatti completou 48 anos ontem, mesmo dia do aniversário de Campinas. O presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, destacou o fato como bastante significativo e celebrou que uma das principais promessas de campanha de Dário será, enfim, realizada. O secretário de Saúde, Lair Zambon, lembrou que, no início da gestão do prefeito, autoridades municipais de saúde conversaram sobre a realização de mudanças estruturais, nem sempre vistas, mas importantes e difíceis de serem feitas, e elogiou a equipe de pediatria do Mário Gatti que, em breve, será transferida para o Mário Gattinho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por