PENSAMENTO MARÍTIMO

Em Campinas, evento de escoteiros divulga a importância do mar

Iniciativa do Grupo Escoteiro do Mar Velho Lobo contou com a participação de 400 pessoas e ocorreu na sede dos Patrulheiros

Thiago Rovêdo/ [email protected]
21/08/2022 às 09:39.
Atualizado em 21/08/2022 às 09:39
A oficial da Marinha Helga Campos levou o filho de 3 nos para ver a maquete do submarino nuclear brasileiro (Kamá Ribeiro)

A oficial da Marinha Helga Campos levou o filho de 3 nos para ver a maquete do submarino nuclear brasileiro (Kamá Ribeiro)

Cerca de 400 pessoas estiveram presentes na manhã de sábado (20) na sede do Patrulheiros Campinas para um evento que comemorou o aniversário de dez anos do Grupo Escoteiro do Mar Velho Lobo. A ação teve como objetivo mostrar aos jovens a importância do mar para o país, oferecendo ações práticas que ajudam na formação do jovem.

Os participantes puderam ver de perto a formação profissional que pode ser encontrada na Marinha. Além disso, o evento contou com estandes com representantes do Exército, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, entre outros.

A alta tecnologia da Marinha esteve presente, por meio de uma maquete do submarino nuclear brasileiro. "Trouxemos uma maquete do submarino e do reator que gera a energia. Ambos foram feitos em totalidade com tecnologia brasileira e temos muito orgulho de mostrar isso aos nossos jovens", afirmou Marcelo Nogueira Leite, diretor-presidente do Grupo Escoteiro do Mar Velho Lobo.

O evento também comemorou os 40 anos de atividades da Sociedade Amigos da Marinha de Campinas (Soamar), entidade composta por oficiais da ativa e da reserva que residem na cidade e desenvolvem ações que buscam garantir a continuidade do Programa de Mentalidade Marítima em Campinas.

A Soamar destacou que as ações na cidade durante esse períodos são projetos que conectam as pessoas aos diversos temas que envolvem o mar. Entre eles estão a preservação dos ecossistemas oceânicos e o conhecimento sobre o potencial da chamada Amazônia Azul.

"O pensamento marítimo é trazer para os mais jovens ou os interessados no tema a importância do mar. Tentamos mostrar hábitos, atitudes e comportamentos no sentido de utilizar de forma sustentável as potencialidades do mar", afirmou a diretora da entidade, Christiane Chuffi.

A oficial da Marinha Helga Campos levou o filho de três anos ao evento, para ele se habituar com o trabalho que ela exerce. "Aproveitei que estava aqui e o trouxe para conhecer. É uma forma de ele ver o trabalho dos pais e quem sabe seguir a mesma carreira. Ele adorou ver a maquete do submarino e não queria sair de perto. Depois vou levá-lo para conhecer os outros grupos que estão aqui", contou.

O evento foi realizado no Patrulheiros porque, além do Grupo Escoteiro do Mar Velho Lobo manter sua sede no local, a entidade também contribui com o trabalho de fortalecimento da cidadania e da formação de jovens com foco na mentalidade marítima.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por