REGULARIZAÇÃO

Eleitor corre o risco de perder o direito de votar em Campinas

Em Campinas, 13,9 mil pessoas devem regularizar situação na Justiça Eleitoral até 25 de abril

Bruna Mozer
05/03/2013 às 08:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 02:10
A professora de inglês Fabiana Manfredini precisa regularizar documento (Leandro Ferreira/AAN)

A professora de inglês Fabiana Manfredini precisa regularizar documento (Leandro Ferreira/AAN)

Campinas tem 13,9 mil eleitores que estão prestes a perder o título se não regularizarem a situação até o dia 25 de abril.

Esse é o prazo dado pela Justiça Eleitoral para as pessoas que não votaram e não justificaram a ausência nas últimas 3 eleições — considerando os turnos.

Sem o documento, o cidadão pode ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos financeiros.

Entre os eleitores faltosos de Campinas está a professora de inglês Fabiana Manfredini, de 29 anos, que há cinco eleições não vota e nem justifica. Mesmo depois de ter voltado ao Brasil, em 2010, ela admite não ter se preocupado em regularizar seu documento. “Por enquanto não tenho problemas. Meu passaporte está em ordem e não me importo em votar”, afirma.

Para a regularização, basta ir, com documento com foto, título de eleitor e comprovantes das eleições que compareceu na zona eleitoral, ao Fórum Central (Rua Regente Feijó, Centro) e recolher a guia para pagamento de multa (R$ 3,51 por turno não votado).

Alerta

A Justiça Eleitoral alerta que não será expedido qualquer tipo de notificação, seja de forma impressa (correspondência) ou eletrônica (e-mail), sobre a situação do título. Segundo o TSE, em época de atualização cadastral é comum que circulem e-mails de origem duvidosa, supostamente enviados em nome da Justiça Eleitoral. As mensagens contêm aviso de cancelamento do título e solicitação de atualização dos dados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por