Professores, alunos e funcionários vão às urnas entre quarta e quinta; pleito tem quatro candidatos
Estudantes, professores e funcionários da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vão às urnas nesta quarta (6) e quinta-feiras (7) para escolher o reitor para os próximos quatro anos.
Com um colégio eleitoral de 54 mil pessoas, a universidade tem um orçamento previsto para 2013 de R$ 1,9 bilhão. Quatro candidatos disputam o direito de integrar a lista tríplice que será encaminhada ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), responsável pela decisão final. Entre as promessas estão a desburocratização, democratização e a melhoria na infraestrutura. O resultado será divulgado no mês de abril.
Os professores José Cláudio Geromel, Mario José Abdalla Saad, Edgar Salvadori De Decca e José Tadeu Jorge são os candidatos ao cargo e substituirão Fernando Costa. O reitor escolhido terá o desafio de administrar um orçamento superior ao de 18 das 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas — só perde para Campinas, com R$ 3,7 bilhões. O valor também é igual à soma do orçamento de 11 municípios da RMC: Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Santo Antônio de Posse, Valinhos e Vinhedo.
Com cerca de 55 mil pessoas habilitadas a votar, o colégio eleitoral da Unicamp é superior ao de 10 municípios da região, entre eles Jaguariúna (34.467) e Monte Mor (36.754). Estão habilitados a votar 1.727 professores, 7.994 funcionários e 44.519 alunos e os votos têm pesos diferentes. O dos professores vale 3/5, o dos funcionários 1/5 e o dos alunos, 1/5. Entre 100 e 150 pessoas devem trabalhar no pleito. A professora Silvia Figueirôa, presidente da Comissão Organizadora da Consulta para Sucessão do Reitor (COC), ressaltou que existe a possibilidade de haver segundo turno, nos dias 20 e 21 de março. Nesse caso, o processo é repetido e nas cédulas constarão dois candidatos. O resultado oficial é encaminhado ao Conselho Universitário, que organiza uma lista tríplice e a leva ao governador.
Locais de votação
Na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, a votação será das 9h às 17h nos dois dias. No auditório da Faculdade de Ciências Médicas e no ginasinho da Faculdade de Educação Física, será das 9h às 20h30. No auditório, excepcionalmente hoje, a votação terá início às 6h, exclusivamente para os funcionários da saúde, por causa dos turnos de trabalho. Em Limeira, nos campi da Faculdade de Ciências Aplicadas e da Faculdade de Tecnologia, a votação vai das 10h às 20h30. Informações: www.unicamp.br.