EDITORIAL

Editorial: 'O potencial da sociedade civil frente ao Estado'

Tanto o movimento Avança Campinas como a ONG SOS Coração Amazonas evidenciam o avanço de uma cultura democrática e cidadã

Correio Popular
11/02/2021 às 12:06.
Atualizado em 22/03/2022 às 04:15

As profundas mudanças estruturais ocorridas nas décadas de 1980 e 90 com projetos de redução do papel do Estado nas economias geraram ambientes propícios para a formação de iniciativas cidadãs e para o fortalecimento da sociedade civil. No Brasil, a partir da metade dos anos 90, inúmeros programas nascidos pela vontade da cidadania adquiriram tônus e hoje prestam relevantes serviços para a sociedade.

A organização da sociedade civil por demandas legítimas e na prestação de serviços diversos decorreu dos planos de redução da presença do Estado em várias áreas. Na edição dessa quarta-feira, 10, o Correio Popular publicou duas reportagens que expõem os frutos dessas grandes mudanças. O protagonismo do grupo Avança Campinas na busca de melhores condições legais para os empreendimentos realça a motivação de empreendedores e gestores no fortalecimento do diálogo com o Poder Público.

A iniciativa de médicos campineiros em atender aos compatriotas manauaras junto com colegas de todo o País, por meio da telemedicina, é outro exemplo que reafirma o potencial da cidadania solidária. A organização SOS Coração Amazonas conta com a colaboração de especialistas, entre os quais o cardiologista José Francisco Kerr Saraiva, diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Por meio da telemedicina, os voluntários elaboram diagnósticos e recomendam tratamentos aos pacientes cardiopatas. Segundo o médico Kerr Saraiva, durante a pandemia houve um aumento de 50% na mortalidade entre portadores de moléstias cardíacas, os quais integram o grupo de risco para a covid-19.

Tanto o movimento Avança Campinas como a ONG SOS Coração Amazonas evidenciam o avanço de uma cultura democrática e cidadã. Se a pandemia freou e até fez regredir os esforços no campo econômico, segmentos diversos da sociedade resistem e enfrentam desafios a serem superados passo a passo.

Um dos objetivos centrais do Avança Campinas é o de ampliar e aprofundar os debates sobre a política e o sistema tributário do Município. No conjunto dos níveis federativos, os complexos sistemas de tributação enredam o brasileiro em armadilhas as quais os governantes preferem deixar como estão para ver como é que ficam. O custo da máquina pública é muito alto e a eficácia não é correspondida.

Quem sabe essas organizações e esses exemplos toquem o coração do governo para reduzir a voracidade tributária sobre a cidadania.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por