A DPaschoal criou um novo serviço, o Eco Control, que permite ao consumidor acompanhar a destinação dada a pneus e baterias
A logística reversa passou a ser um dos pilares dos investimentos privados na preservação do meio ambiente. A DPaschoal – há 69 anos no mercado automotivo - criou um novo serviço, o Eco Control, que permite ao consumidor acompanhar a destinação dada a pneus e baterias, por exemplo, desde o momento em que são trocados nas lojas até a reciclagem. Implantado há um ano, o projeto já destinou para reaproveitamento 552 mil pneus e 23 mil baterias. Os clientes acompanharam todo o processo por meio de mensagens no celular e e-mail. Todos os pneus e baterias trocados nas oficinas da empresa ganham uma etiqueta, com código ativado no site da empresa. A partir do cadastro, o consumidor recebe uma mensagem por SMS no celular com o código de rastreio do item. A empresa encaminha informações sobre o descarte ecologicamente correto da peça. Assim, o cidadão fica sabendo quais são as fases do processo de logística reversa, do fim de vida útil ao reaproveitamento. A parceira da DPaschoal no processo de descarte e destinação correta dos produtos é a campineira Mazola Ambiental, responsável pela ordenação do sistema. O programa é um incentivo ao consumo consciente e à sustentabilidade ambiental. E o mais curioso é que pouca gente desconhece as finalidades do material reciclado. A bateria reciclada é geralmente devolvida ao fabricante; os pneus, por meio de um processo chamado coprocessamento, torna-se matéria-prima para a indústria cimenteira; e as rapas de pneus descartados em recapagens viram pisos, sapatos, tapetes… Não se perde nada. Até o show room da DPaschoal é revestido com o ecopiso. Estratégia Ao optar por investir em um programa de preservação ambiental, a empresa se aproxima ainda mais dos fornecedores e clientes, gerando negócios. O programa Economia Verde, idealizado ao longo da última década, gera lucros à medida que reforça a satisfação e a lealdade dos parceiros. O fato é que o consumidor se vê favorecido com as ações ambientais, e retribui com fidelidade. Plataforma digital oferece autogestão O Programa Economia Verde também passou a disponibilizar aos clientes o AutoCard, uma plataforma digital que permite, ao próprio motorista, fazer a gestão de manutenção de seu carro. O cidadão pode acessar o histórico de serviços já realizados, controlar as garantias vigentes e, quando necessário, agendar horário para ser atendido em qualquer loja da rede. O aplicativo oferece ao cliente total autonomia na gestão de seu carro, com acesso às informações de laudo e previsibilidade das manutenções futuras. Assim, a empresa garante confiança absoluta do cliente e consequentemente o fideliza.