Segundo relatou o motorista, um dos criminosos levava uma garrafa pet de dois litros com gasolina
Funcionário olha os estragos feitos pelas chamas no ônibus da empresa VB (Edu Fortes/ AAN )
Um ônibus da VB Transportes e Turismo que operava na madrugada de sábado para domingo (17) na linha 1.50, Terminal Vila União, foi incendiado quando fazia sua última viagem. O crime ocorreu por volta da meia-noite, após o motorista parar em um ponto do bairro Vila União.
Dois homens encapuzados entraram no veículo e, apontando um revólver, ordenaram que motorista e passageiros descessem rapidamente. Só esta semana, foram registradas três ocorrências envolvendo ônibus na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Segundo relatou o motorista, um dos criminosos levava uma garrafa pet de dois litros com gasolina. Ele espalhou o combustível por todo o ônibus e ateou fogo. O veículo ficou completamente destruído. Até os pneus foram incendiados, o que dificultou a remoção do local, realizada durante a manhã de domingo. O ônibus foi levado para a garagem da empresa VB Transportes, nas proximidades do Terminal Ouro Verde.
O prejuízo estimado da empresa foi de R$ 80 mil, segundo Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc). O caso foi registrado no plantão do 1° Distrito Policial de Campinas e será investigado.
O ato de vandalismo ocorreu cerca de 12 horas depois de um ônibus ser furtado no Terminal Ouro Verde, próximo à Vila União, por um ajudante de pedreiro. André Luís Batista da Silva, de 26 anos, aparentemente embriagado, entrou no veículo, que estava com a chave na ignição, deu partida e fugiu. Na saída, bateu em outro ônibus e atingiu mais dois carros.
O ônibus foi perseguido por policiais e no Km 11 da Anhanguera, quase no limite com Sumaré, foi abordado. Silva foi encaminhado para a cadeia de Sumaré. Como não conseguiu pagar a fiança no valor de R$ 2.034,00, permanece preso até que saia a sentença. Os dois casos serão encaminhados para o 9° DP, que investigará se há alguma relação entre eles.
Na segunda-feira da semana passada, um micro-ônibus intermunicipal foi incendiado no ponto final do Parque Residencial Salerno, em Sumaré.
Segundo o motorista, uma dupla, aparentemente menor de idade, o mandou tirar tudo do veículo e sair. Um deles estava com um galão de combustível, que foi utilizado para atear fogo.
Os bombeiros foram acionados para apagar as chamas, mas o micro-ônibus ficou destruído. Para a PM, o ato é de vandalismo, já que não houve indícios de atentado.