POSSES

Doze cidades da RMC trocam de prefeito neste dia 1º

Em outros 6 municípios, os eleitores deram mais 4 anos de mandato para atuais chefes do Executivo

Fábio Trindade
01/01/2013 às 07:30.
Atualizado em 26/04/2022 às 09:54

Seis prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) darão continuidade aos seus governos a partir desta terça-feira (1º), quando serão empossados para mais quatro anos de mandato — Diego De Nadai (PSDB - Americana), Antonio Fernandes Neto (PMDB - Cosmópolis), Reinaldo Nogueira (PMDB - Indaiatuba), João Fattori (PSDB - Itatiba), Milton Serafim (PTB - Vinhedo) e José Pavan Junior (PSB - Paulínia). O chefe do Executivo de Paulínia, mesmo sendo o segundo mais votado na eleição, continua à frente da cidade, já que a Justiça Eleitoral indeferiu o registro de candidatura de Edson Moura Junior (PMDB), eleito após substituir seu pai, barrado com base na Lei da Ficha Limpa, na véspera da eleição. Ainda cabe recurso.

As 12 cidades restantes da RMC, sem contar Campinas, terão novas administrações a partir desta terça-feira. Porém, a situação em Jaguariúna também continua incerta. Os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiram o registro de candidatura de Tarcísio Cleto Chiavegato (PTB). Ele foi o candidato com mais votos na cidade, mas sua ficha estava indeferida também com base na Lei da Ficha Limpa. Por cinco votos a dois, os magistrados entenderam que a candidatura estava em acordo com a lei e ele foi diplomado mês passado. O então prefeito Gustavo Reis (PMDB), segundo mais bem votado, também está analisando o que pode ser feito.

O PSDB foi o grande vitorioso na disputa pelas prefeituras, levando cinco no total — Valinhos, Itatiba, Americana, Sumaré e Nova Odessa. O PMDB também terminou o primeiro turno com cinco vitórias, porém, com a mudança em Paulínia e Jaguariúna, atualmente, o partido conta apenas com três prefeituras — Engenheiro Coelho, Cosmópolis e Monte Mor. Mesmo assim, tanto para o PSDB quanto para o PMDB os resultados são positivos. Os tucanos haviam eleito três candidatos em 2008 e, o PMDB, apenas um.

Já o PT e o PDT acabaram amargando resultados bem diferentes do que os das últimas eleições. A região, que já foi conhecida como cinturão vermelho, ficou com apenas duas prefeituras petistas (Hortolândia e Pedreira), e o PDT, que havia eleito quatro candidatos em 2008, não venceu em nenhuma cidade este ano. Outra sigla que não tem o que comemorar foi o PPS. O partido elegeu três candidatos nas últimas eleições, mas em 2012, não venceu em nenhuma cidade da RMC.

LEIA MAIS NAS EDIÇÕES DO DIA 1º DOS JORNAIS DO GRUPO RAC 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por