plano são paulo

Doria admite avanço da região para a fase verde

Baixo índice de ocupação de UTIs favorece a progressão

Da Agência Anhanguera
30/09/2020 às 07:41.
Atualizado em 28/03/2022 às 00:05
"Tomando esse cuidado, essa região toda poderá, sim, ser beneficiada com uma nova etapa, seguindo para o campo verde" (Wagner Souza/AAN)

"Tomando esse cuidado, essa região toda poderá, sim, ser beneficiada com uma nova etapa, seguindo para o campo verde" (Wagner Souza/AAN)

O governador João Doria (PSFB) admitiu ontem, em entrevista coletiva em Hortolândia, que a região de Campinas poderá ser beneficiada com a inclusão na Fase Verde do Plano São Paulo, a partir da reclassificação que deverá ser anunciada no dia 9 de outubro. Segundo ele, a região tem apresentado índices sanitários animadores e isso pode levar a região a avançar. "O índice de ocupação de leitos de UTI para pacientes Covid é de 39,5%, o mais baixo desde o início da pandemia. E esse é um índice muito importante. Temos ainda redução no número de casos e no número de mortes", avaliou o governador. "Por isso tenho alertado os prefeitos para que mantenham um rigoroso controle na vigilância sanitária e peçam para as pessoas continuarem evitando aglomerações e que usem máscara", disse. "Tomando esse cuidado, essa região toda poderá, sim, ser beneficiada com uma nova etapa, seguindo para o campo verde", concluiu o governador, referindo-se à penúltima faixa Plano SP, que tem menos restrições às atividades econômicas. O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, por sua vez, disse que diante de uma melhora dos índices, o Estado começa a se preparar para a retomada das cirurgias eletivas nos hospitais estaduais. Segundo ele, no próximo final de semana, a secretaria de Saúde vai iniciar uma programação para a retomada desse procedimento. Leitos em Campinas A cidade de Campinas contava ontem com 277 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 nas redes pública e particular. Deste total, 179 estão ocupados, o que corresponde a 64,62%. Há 98 leitos livres somando as redes pública e particular. A pressão maior se deu na rede particular, com 70,97% de ocupação. De um total de 93 leitos, 66 estavam ocupados. No SUS Municipal a ocupação era menor: 121 leitos, dos quais 80 estão ocupados, o que equivale a 66,11%. No Hospital Ouro Verde, 10 leitos estão voltando a ser UTI da Unidade de Cirurgia ambulatorial, ou seja, para pacientes não-Covid. Já no SUS Estadual (AME + HC da Unicamp) o índice de ocupação foi de 52,38%: 63 leitos, dos quais 33 estão ocupados. Cidade passa dos 33 mil infectados Com sete mortes e 184 novos casos registrados nas últimas 24 horas, Campinas atingiu ontem a marca de 33.117 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Registra também 1.233 óbitos. Os dados foram divulgados pela secretaria de Saúde no final da manhã. Segundo o boletim, outros 587 casos suspeitos estão sendo investigados pelas autoridades sanitárias, além de 10 óbitos. Campinas soma 267 pessoas internadas em hospitais com Covid-19 e outras 152 estão sendo monitoradas, em isolamento domiciliar. Segundo o boletim, a cidade conta hoje com 31.464 pessoas que tiveram a doença e se recuperaram. Das sete vítimas fatais anunciadas ontem pela secretaria de Saúde, quatro eram do sexo feminino e apenas uma delas não tinha comorbidades — que são doenças pré-existentes. Cinco tinham acima de 60 anos de idade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por