LONGEVIDADE

Dona Ábia chega aos 105 anos com saúde e salto alto

Filha de imigrantes italianos esbanja lucidez e diz que basta ter fé para as coisas acontecerem; número de netos chegou a 60 e ainda teve espaço para os bisnetos e tataranetos

Eric Rocha
11/06/2015 às 05:00.
Atualizado em 23/04/2022 às 11:01
Ábia Fundela Leandro em sua casa, no Jardim São Fernando: alegria de viver com netos, bisnetos e tataranetos ( César Rodrigues/ AAN)

Ábia Fundela Leandro em sua casa, no Jardim São Fernando: alegria de viver com netos, bisnetos e tataranetos ( César Rodrigues/ AAN)

Chegar aos cem anos é uma tarefa que a saúde dos idosos geralmente não consegue suportar. Em meio aos percalços da idade avançada e do passar dos anos, dá para contar nos dedos aqueles que conseguiram passar de um século de vida. Em Campinas, no entanto, uma aposentada, moradora do Jardim São Fernando, prova a cada dia que para ela basta fé para que as coisas aconteçam: dona Ábia Fundela Leandro completa 105 anos no próximo dia 28 esbanjando lucidez, cabeça no lugar e, sim, salto alto.Filha de imigrantes italianos que foram morar em Jacutinga (MG), ela lembra da Primeira Guerra Mundial e dos muitos anos de trabalho na roça, em fazendas paulistas e mineiras. Na conversa com a reportagem, foi perguntada sobre qual é o segredo para viver tanto e tão bem. Não titubeou: “Até os doutores perguntam! A gente tem muita fé em Deus e não faz coisa errada. Eu como até carne gorda, porque carne magra não tem graça”, diverte-se. Ela confessa que a memória já não está tão boa como antes, com um ou outro problema de saúde. Nada que a impeça de cantar na igreja evangélica que frequenta — devidamente arrumada, com direito até a salto alto. “Só não vai com mais alto, porque eu não deixo. Ela tem muita fé em Deus e nas orações que todos fazem para ela. É um orgulho ter nossa mãe ainda nessa idade”, comentou a filha que vive com dona Ábia, Zenaide Manduca da Silva, de 65 anos.Dona Ábia gostou mesmo de ser mãe. Foram cinco filhos do primeiro casamento e outros dez do segundo, depois que ficou viúva pela primeira vez. O número de netos chegou a 60 e ainda teve espaço para os bisnetos e tataranetos. “No aniversário de cem anos ela ficou de pé, e alguns filhos já estavam com muletas e cadeiras de roda. É até engraçado”, disse a neta, a dona de casa Hábia Anderi Parisi. O nome, claro, uma homenagem à matriarca.Os 105 anos não poderiam, jamais, passar em branco. A família promete uma festa em uma chácara em Sumaré para reunir quem dona Ábia mais gosta. A marca mais que centenária, nesse caso, fica em segundo plano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por