Laboratório investe em tecnologia e inovação sem perder de vista exclusividade de seus clientes
Com quase 40 anos de expertise, o Laboratório DMS Burnier foca no atendimento humanizado de seus pacientes e alia tradição a inovação para garantir total controle de precisão nas análises clínicas. Ao todo, são atendidos de forma exclusiva cerca de 1 mil clientes por dia e uma série de exames tem seus resultados entregues no mesmo dia. Referência no segmento, está presente em sete cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). São elas: Campinas, Hortolândia, Monte Mor, Paulínia, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. Com uma estrutura moderna, composta por equipamentos de última geração, o DMS conta com o Núcleo Técnico Operacional (NTO), área projetada dentro de padrões internacionais, especificamente, para a realização de exames laboratoriais. Com 1 mil m² de área técnica e alta capacidade de processamento das análises, acolhe todo o processo logístico das amostras, seguindo as exigências e normas de segurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A sistemática assegura um rígido controle de qualidade, que garantiu ao DMS o nível máximo de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esse grau de acreditação foi obtido por poucos laboratórios no Brasil. Um dos fundadores da empresa, Renato Frediani Duarte, médico de 68 anos, destaca que “o processo é praticamente todo automatizado. Trabalhamos com um método chamado tubo primário. No caso, o material coletado permanece o tempo todo no mesmo recipiente. Esse parâmetro amplia ainda mais a segurança do procedimento, porque a amostra não muda de lugar”. O NTO viabiliza ao DMS Burnier oferecer aos clientes uma lista de exames cujos resultados ficam prontos no mesmo dia por meio do DMSHoje, um serviço que colabora com informações precisas de modo a possibilitar uma conduta médica mais ágil e segura. Duarte reforça que, atualmente, os pacientes buscam comodidade, atenção e retorno rápido. O médico frisa que entregar os resultados no mesmo dia, por exemplo, pode socorrer alguém com consulta já agendada para a data seguinte. Além disso, brinca, algumas situações pedem urgência: “Imagina a ansiedade da mulher para confirmar se está ou não grávida”. A tecnologia também está presente no atendimento ao público, uma das premissas da empresa. A assessoria médica - para o caso de dúvidas com relação ao resultado de qualquer exame - e a entrega dos resultados pela internet ou em qualquer uma das unidades, independentemente do local onde o exame foi realizado, são alguns exemplos da constante preocupação com o suporte direcionado ao consumidor. A experiente equipe de enfermagem é especializada desde o atendimento pediátrico até o geriátrico. Esse é um reforço para o time técnico multidisciplinar composto por médicos, biomédicos, bioquímicos, biólogos, farmacêuticos, técnicos, engenheiros de produção, administrativo e apoio. Duarte frisa que todos os seus colabores são submetidos a constante atualização científica, além de treinamentos internos e externos. “Vejo todos como parceiros do meu negócio: tenho colaboradores que trabalham comigo há mais de 30 anos”, enfatiza. Gerente de marketing dos Laboratórios DMS Burnier, Raquel Lima ressalta que o respeito no relacionamento e a excelência no atendimento tem início desde a chegada do cliente a unidade, passa pelo atendimento personalizado e segue até a entrega dos resultados. “Buscamos sempre a humanização dos nossos serviços”, completa. Grupo planeja expansão do segmento para outras classes Há um plano de expansão para os Laboratórios DMS Burnier que envolve a instalação de novas unidades em municípios ainda não explorados diretamente pela marca na RMC e condições diferenciadas que permitam a oferta dos serviços a todas as classes sociais. Segundo um dos fundadores da empresa, Renato Frediani Duarte, ações já estão em desenvolvimento para que esse objetivo seja atingido. O médico contextualiza que a população precisa desmitificar a ideia de que exames laboratoriais são caros. “No momento, estamos focados em atrair pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, comenta. A estratégia é cobrar desse público o valor recebido por meio dos convênios. O reflexo no bolso do consumidor é significativo. “Um dos benefícios agregados para o paciente é que não precisaria mais encarar longas filas de espera, comuns em serviços públicos”, elogia. “Se atingida, a meta de atender a todos, nos trará grande satisfação pessoal”, falou, explicando que atuar na área da saúde é uma grande responsabilidade social. Como parte do plano piloto, foi instalada recentemente uma unidade do laboratório na região do Campo Grande, em Campinas. Duarte afirma que uma população, em tese, menos favorecida, já tem a sua disposição a qualidade do serviço DMS Burnier a um preço extremamente acessível.