DOCUMENTO EM DIA

Detran realiza neste sábado mutirão para renovar CNH em Campinas

Motoristas que tiveram a carteira vencida em maio e junho de 2021 devem agendar o atendimento no PoupaTempo

Do Correio Popular
22/07/2022 às 09:17.
Atualizado em 22/07/2022 às 09:17
Motoristas que tiveram a carteira vencida em maio e junho de 2021 devem agendar o atendimento no PoupaTempo (Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Motoristas que tiveram a carteira vencida em maio e junho de 2021 devem agendar o atendimento no PoupaTempo (Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

O Detran.SP realiza sábado (23) um mutirão para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ação ocorre no PoupaTempo, com necessidade de agendamento prévio. Segundo o Detran.SP, Campinas tem 3.751 motoristas com os documentos vencidos e que precisam regularizar até o fim do mês. 

A medida é para condutores que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida nos meses de maio e junho de 2021 e ainda não renovaram o documento.

Os novos prazos para renovação da CNH foram estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que definiu um calendário para os condutores paulistas regularizarem o documento, conforme o mês de vencimento. Assim, todas as habilitações vencidas nos meses de maio e junho de 2021, deverão ser renovadas até 31 de julho de 2022. 

A renovação pode ser feita em dois formatos: presencial ou digital. 

Agendamento

Para o condutor ser atendido no mutirão, de forma presencial, o agendamento é obrigatório, e deve ser feito previamente pelos canais eletrônicos de forma gratuita - portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.

Quem não puder ir presencialmente, o Detran.SP ainda disponibiliza o serviço de renovação da CNH de forma online pelos portais do Departamento Estadual de Trânsito (www.detran.sp.gov.br), Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou pelo aplicativo do Poupatempo digital.

Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário, como suspensão ou cassação do documento. 

Para condutores que forem renovar as carteiras nas categorias C, D ou E, o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas. Já para os condutores que vão renovar as carteiras de habilitação das categorias A e B, é preciso selecionar a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran.SP. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

A punição em caso de fiscalização de trânsito para quem não regularizar o documento no prazo correto é de sete pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 293,47.

"De forma segura e sem burocracia, o motorista pode regularizar a sua habilitação tanto digitalmente quanto presencialmente. O Detran.SP reforça que é fundamental que todos os condutores renovem a CNH no prazo correto. Respeitar a legislação de trânsito é uma questão de cidadania", alerta Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por