CAMPINAS

Detran inaugura a sua nova unidade em shopping

Local terá capacidade para realizar 70 mil serviços por mês; Ciretran, na Avenida das Amoreiras, será desativada segunda-feira (4)

Adriana Leite
aleite@rac.com.br
03/05/2015 às 05:00.
Atualizado em 23/04/2022 às 14:58

Unidade estará na ala de expansão do Campinas Shopping Center e terá o mesmo conceito empregado no Poupatempo para agilizar a vida dos motoristas ( Carlos Sousa Ramos / AAN)

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão, inaugura na segunda-feira (4) uma nova unidade, na ala de expansão do Campinas Shopping Center, que usará o mesmo conceito empregado no Poupatempo para agilizar a vida do motorista. O posto da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizado na Avenida das Amoreiras, será desativado a partir da abertura do espaço no centro de compras. A capacidade de atendimento passará de 60 mil para 70 mil serviços por mês. O horário de funcionamento também será ampliado, passando das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, para o período das 8h às 18h, durante os dias úteis; e das 8h às 13h, aos sábados. Para atender a demanda, o Detran aumentou o número de funcionários de 82 para 108 pessoas. De acordo com o órgão de trânsito estadual, o novo posto vai prestar todos os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e veículos. Segundo o Detran-SP, a transferência de propriedade de veículo, o registro de veículo 0 km e alteração de características de veículo, que antes eram prestados pelo Poupatempo, localizado no Campinas Shopping, agora serão realizados exclusivamemnte na nova unidade.O presidente do Detran-SP, Daniel Annenberg, afirmou recentemente que o posto terá o novo padrão estabelecido pelo órgão que prioriza a desburocratização e a transparência. O diretor foi o responsável pela implantação do Poupatempo no Estado. Ele utiliza a mesma sistemática para agilizar a prestação de serviços no Detran-SP. "O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Planejamento, Julio Semeghini, me convidaram para implantar essa sistemática. É um padrão que você privilegia qualidade, rapidez, desburocratização e transparência. De de que forma? Institui senhas, ferramenta para a avaliação do cidadão. Das novas unidades que nós já implantamos, mais de 95% dos usuários avaliam os serviços como bom e ótimo. Todos os serviços do Ciretran são feitos nessa unidade. Também capacitamos os funcionários, oferecemos acesso à internet, acessibilidade, equipamentos novos, comunicação visual. Queremos agilidade nos serviços", disse.Outra aposta do Detran-SP é ampliar os serviços eletrônicos na página do órgão, e em aplicativos para celulares e tablets. O objetivo é tornar mais fácil a vida dos motoristas e reduzir o volume de atendimentos presenciais. A mesma estratégia já funciona em outros órgãos como a Receita Federal do Brasil. Pelo site do Detran-SP, já é possível fazer serviços como contestação de autuação no órgão e no Jari. Nesse caso, são apenas multas de responsabilidade do departamento, que são as aplicadas pela Polícia Militar. Mas a meta é integrar o sistema para que as multas aplicadas por agentes municipais e em rodovias federais também possam ter o benefício do recurso eletrônico. Hoje as contestações são enviadas pelo Correio. Na lista dos serviços na internet e pelo aplicativo para celular estão ainda a solicitação da segunda via de CNH, a troca da carteira provisória para definitiva e a permissão para dirigir em outros países. Outra vantagem é que a comunicação de transferência de veículo também é feita pelos cartórios imediatamente ao registro, de forma virtual.

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