VIRACOPOS

Destinos internacionais estão em alta

Terminal de Campinas registrou alta de 23,9% no volume de passageiros em voos internacionais

Maria Teresa Costa
22/02/2018 às 07:32.
Atualizado em 22/04/2022 às 14:08
Amaszonas, que iniciou recentemente um voo para Assunção, capital do Paraguai, é uma das companhias aéreas responsáveis pelo sucesso na categoria (Patrícia Domingos)

Amaszonas, que iniciou recentemente um voo para Assunção, capital do Paraguai, é uma das companhias aéreas responsáveis pelo sucesso na categoria (Patrícia Domingos)

O movimento de voos e passageiros com destinos internacionais que saem e chegam pelo Aeroporto Internacional de Viracopos entrou em ritmo de crescimento. O terminal de Campinas, que fechou 2017 com um aumento de 18% no número de passageiros transportados em voos internacionais, registrou alta de 23,9% na comparação com igual período do ano passado. Mas nem tudo vai bem: o mercado doméstico, que representa mais de 90% do movimento do terminal, permanece em queda. Em janeiro, a retração de passageiros viajando dentro do Brasil foi de 12% — em 2017, caiu 0,86%. Em janeiro, Viracopos registrou 62,3 mil passageiros em voos internacionais, um crescimento de 18% na comparação com o mesmo mês de 2017, quando 50.262 viajantes passaram pelo aeroporto de Campinas. O crescimento no movimento internacional está relacionado, entre outros fatores, com a maior oferta de voos oferecidos em Campinas e é uma das apostas da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) para alavancar o desenvolvimento do terminal. Em janeiro, foram 856 pousos e decolagens, um aumento de 17,2% em relação a janeiro de 2017, enquanto em todo o ano passado, o crescimento foi de 8,46%, com 9.194 chegadas e partidas. O diretor de operações da ABV, Marcelo Mota, disse ontem que o crescimento no movimento de voos e passageiros internacionais têm um componente da sazonalidade, por ser mês de férias, mas, mesmo assim, comparado a janeiro de 2017, o crescimento foi significativo. Assim, avalia, o crescimento sinaliza o início da recuperação da economia, que está permitindo que pessoas viagem mais a negócios e a passeio para o exterior. “Viracopos abriu novos voos e frequências extras para o exterior, o que também vem possibilitando o incremento de passageiros internacionais no nosso terminal”, afirmou. Ele citou a Amaszonas, que iniciou recentemente um voo para Assunção, no Paraguai. A Fly All Ways negocia com Viracopos a possibilidade de um voo de Campinas para Curaçao, no Caribe. Há negociações com a Aigle Azur, segunda maior companhia aérea da França, que solicitou slot para operar um voo regular entre Viracopos e o Aeroporto de Orly, a 13km de Paris, na França. A intenção é que os voos comecem a partir de julho, durante a temporada de férias. Também no foco, a atração de empresas que operam voos para Buenos Aires e Montevidéu, abrindo o mercado para a América Latina. “É um mercado que estamos começando a entrar, com a chegada da Amaszonas, e que oferece boas perspectivas de crescimento”, afirmou. Atualmente, Viracopos tem voos internacionais regulares para os Estados Unidos (Fort Lauderdale e Orlando) e Portugal (Lisboa) operados pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras. A Azul também oferece voos de temporada (Verão ou Inverno) para destinos como Punta del Este (Uruguai) e Bariloche (Argentina). No final de janeiro, a Amaszonas iniciou voos entre Campinas e a capital paraguaia. O foco é atender o público corporativo com aeronaves de 50 lugares. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por