ABANDONO

Desocupação em Campinas deixa cães sem dono

Famílias que saíram de área de invasão para os residenciais Bassoli e Sírus largaram seus animais

Inaê Miranda
22/07/2013 às 23:02.
Atualizado em 25/04/2022 às 07:56

Com a saída dos moradores da área de invasão do Jardim Florence 2, em Campinas, para os apartamentos dos conjuntos residenciais Sírius e Bassoli, dezenas de cães e gatos foram abandonados no bairro e contam hoje apenas com a solidariedade das famílias que ficaram. Mas, além do carinho e da atenção que recebem, os animais precisam de um lar e de cuidados médicos. Os moradores do bairro também reclamam do entulho esquecido há quase um ano no local e dos bichos e insetos que se abrigam nele e constantemente invadem as casas.

A maior parte do problema está concentrada na Rua Luiz Henrique Giovannetti, às margens de um córrego. A demolição das habitações irregulares começou há aproximadamente um ano e os moradores, aos poucos, foram para as novas casas. Alguns deles, que cuidavam de vários animais ou de animais de grande porte, acabaram abandonando os bichos. Uma parte foi adotada pela vizinhança. Outros ficaram à mercê da sorte e da boa-vontade e solidariedade de pessoas como a dona de casa Neusa Nolato de Oliveira.

Dona Neusa, como é conhecida, construiu em frente a sua residência — com o entulho das casas demolidas — um lar provisório para cerca de dez cachorros. Dentro do abrigo há colchão e pedaços de papelão que servem como cama, além de água. Com a ajuda da vizinha Rosária Pereira de Souza, dona Neusa consegue alimentar os cães pelo menos uma vez por dia. “Às vezes, quando não consigo comida para eles não durmo à noite”, afirmou Neusa. Rosária passa os dias em busca de doação de alimentos para os cães. “Peço para os filhos e amigos porque é muito cachorro. Quando não consigo doação, compro do meu bolso”, disse.

Além de cuidar dos animais na rua, ambas levaram alguns para casa. “Dois eu adotei e moram comigo. Do lado de fora ficam cinco”, afirma Neusa. Rosária também adotou vários. “Fiquei com muita pena e levei um monte para casa.” Os doentes receberam cuidados dos protetores e se recuperaram. Alguns não resistiram e morreram. “Cuidamos com muito sacrifício. Seria bom se alguém pudesse levá-los para um lugar melhor, onde pudessem ficar mais protegidos”, afirmou Neusa.

As duas protetoras enfrentam problemas com outros vizinhos por causa dos cães. “As pessoas passam de bicicleta, de moto ou de carro e os cachorros latem. Aí as pessoas chutam eles e maltratam. Um foi atropelado e morreu. Um dia a mulher veio brigar comigo”, contou Neusa. “Nós fazemos o que está ao nosso alcance. A Prefeitura não faz nada. Não sei para quem a gente pode apelar”, reclamou. O Centro de Controle de Zoonose informou que pretende ir ao local esta semana verificar se os animais oferecem risco à saúde pública. A Secretaria de Saúde informou ainda que abandono de animais é crime.

Entulho

O entulho deixado pela Prefeitura com a demolição dos imóveis também está trazendo uma série de problemas para os moradores do Jardim Florence 2. “Aqui está um descaso total. Se a gente disser que caiu uma bomba, as pessoas acreditam”, afirmou Fátima Aparecida Camargo, líder comunitária. Segundo ela, virou rotina aparecerem ratazanas, escorpiões e cobras nas casas. “Faz pouco tempo que um escorpião picou minha vizinha. Depois a minha filha achou três em casa”, conta.

Fátima enfrentou o perigo dentro da própria casa. “Estava assistindo televisão e entrou uma cobra. Estava pronta para dar o bote em mim, quando vi e chamei os vizinhos para me ajudarem”, contou. Eles reclamam ainda do risco de dengue ao qual estão expostos. A moradora já recorreu à Administração Regional do bairro, mas até o momento não teve solução. “Disseram que só estão com uma máquina, mas precisamos que tomem providência. A população do Florence 2 está abandonada”, afirmou.

A Secretaria de Serviços Públicos informou que vai fazer dentro de 20 dias um mutirão para limpar o local. Já a Vigilância em Saúde Noroeste informou que pretende verificar a denúncia e tomar providência ainda esta semana.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por