Cerca de 5 mil cavaleiros, charreteiros e carroceiros percorreram oito quilômetros da cidade
O desfile de cavaleiros abriu na manhã deste domingo (9) a 27ª Festa do Peão Boiadeiro de Americana. De acordo com o Clube de Cavaleiros de Americana (CCA), organizador do evento, foram cerca de 5 mil participantes entre cavaleiros, charreteiros e carroceiros que percorreram oito quilômetros. A festa começa na quarta-feira e vai até o dia 23.
O desfile saiu da Avenida Nossa Senhora de Fátima, onde fica a Feira Industrial de Americana (Fidam), passou pelas principais ruas da cidade e seguiu às margens da Rodovia Anhanguera em direção ao Parque de Eventos CCA, onde acontecerá a festa.
Cavalos, mulas e charretes receberam adereços e encantaram o público. Entre as atrações estavam os triciclos temáticos e um caminhão cromado em estilo americano.
O charreteiro Hebert Carvalho fez questão de levar a filha Samara, de 9 anos, para participar do evento em sua charrete puxada por um cavalo american trupe. No Parque de Eventos estavam programados shows de Cezar & Paulinho, que foram atração da primeira festa da cidade, e da dupla Milionário e José Rico. “A festa já começou forte este ano, com dois excelentes shows.
Todo ano faço questão de vir com meu marido e minha filha”, afirmou Neia Marín, que foi rainha da terceira edição da festa do Peão, em 1989. Neste ano, serão realizados 19 shows, totalizando quase 40 horas de música ao vivo. Claudia Leitte, Michel Teló, Gustavo Lima e a dupla Jorge e Mateus são alguns dos artistas que comandarão a animação.
Já a arena vai sediar 450 montarias em touros, além de competições paralelas, como a prova dos Três Tambores e o Pro-Horse. No bairro Praia Azul, onde fica o recinto da festa, os moradores estão animados com as possibilidades de ganhos atrelados ao evento. São diversos estacionamentos e barracas de alimentação, que geram trabalho e renda. Muitos deixam as próprias casas para locar para turistas que chegam de todas as partes do Brasil. “Alugamos uma edícula da minha casa para uma turma que vem de Recife todos os anos. Já são clientes fiéis”, contou Israel Bueno.