CAMPINAS, 249 ANOS

Desenvolvimento de Campinas é pauta histórica da AEAC

14/07/2023 às 14:10.
Atualizado em 14/07/2023 às 14:10
A AEAC tem participado ativamente ao longo dos anos das discussões em torno das políticas de desenvolvimento urbano de Campinas

A AEAC tem participado ativamente ao longo dos anos das discussões em torno das políticas de desenvolvimento urbano de Campinas

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campinas - AEAC -, foi constituída em 17 de maio de 1933, quando cinquenta renomados profissionais da época, entre eles o Engenheiro Civil Carlos William Stevenson, eleito o primeiro presidente e o Eng. Civil Lix da Cunha, dentre outros, se reuniram no escritório da extinta Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e formaram a Associação de Engenheiros de Campinas, que passou a se chamar Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campinas, em 01 de abril de 1970, em razão do grande número de profissionais de arquitetura em seu quadro associativo. 

A então Associação de Engenheiros de Campinas participou ativamente da fundação do Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos do Estado de São Paulo, o CREA-SP, em 1934. Desde então, sempre de forma destacada tem construído sua trajetória em prol dos profissionais que representa, das profissões abrangidas e da comunidade em geral. Reconhecida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea -, como Entidade Precursora do Sistema Confea/Crea, foi declarada de Utilidade Pública Municipal em 1979 e homenageada pela Câmara Municipal de Campinas, com os Diplomas de Honra ao Mérito e o de Símbolo da Cultura Arquitetônica e Preservação Histórico Ambiental Antônio da Costa Santos, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade. 

Teve destacada atuação no Conselho de Entidades de Campinas, que resultou na criação e implementação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, da qual recebeu a Menção de Honra ao Mérito da Universidade, em reconhecimento a esse trabalho. Promove atividades de aperfeiçoamento profissional aos seus associados e oferece atrativos convênios médico e odontológico. 

Participa ativamente das discussões da cidade, com representantes em vários Conselhos, Comissões e Órgãos da Prefeitura Municipal de Campinas, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da cidade, propondo alternativas e soluções para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos campineiros, dentre eles o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano - CMDU; o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural - Condepacc; a Comissão Permanente de Legislação Edilícia - CPLE; a Junta de Recursos Tributários - JRT; o Conselho da Serviços Técnicos Gerais - SETEC; o Conselho da Cidade de Campinas - Concidade e a Comissão de Avalição Prévia de Imóveis, sempre debatendo e contribuindo para o desenvolvimento de Campinas. 

Defensora, há muitos anos, da construção dos reservatórios de contenção, conhecidos como bacias de detenção ou piscinões, quando a céu aberto, para a solução dos gravíssimos problemas de enchentes na cidade, a AEAC vê, finalmente, essa alternativa se tornar realidade na cidade.

Assim, também, a Associação tem sido uma árdua defensora do transporte sobre trilhos para a solução do trânsito urbano e a retomada das linhas de trens de passageiros e de cargas, intercidades e estados, como forma de resolver com eficácia o transporte de passageiros e de cargas, aliviando o pesado trânsito nas nossas rodovias. 

Uma das alternativas para o transporte público municipal, defendido pela AEAC, há muitos anos, é o Veículo Leve Sobre Trilhos - VLT, também chamado de bonde elétrico, uma realidade em muitas cidades do país e intensamente utilizado em outros países. Estudos para implementação de linhas de metrô ou pré-metro, utilizando as linhas ferroviárias desativadas da cidade, também são defendidos há muito tempo pela Associação. 

A AEAC conta, atualmente, com representantes titulares no Conselho do Crea-SP, nas Câmaras Especializadas de Elétrica, Mecânica e Química/Alimentos. Mantem em sua sede um Posto do Crea-SP, para atendimento dos profissionais nos assuntos do Conselho Estadual, tendo sido a responsável pela sua interiorização, há muitos anos. 

Com convênios e parcerias, também contribui para a fiscalização do exercício profissional e a defesa da sociedade. Para debater as questões comuns dos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, foi indutora da união de suas associações, participando, integrando e promovendo reuniões de seus presidentes. 

Por seu posicionamento firme e atuante, a AEAC goza de alta credibilidade e é constantemente chamada a opinar na imprensa escrita, falada e televisada. 

Com a aquisição de uma área de 4.780 m2, localizado em uma área nobre da cidade, ao lado do Parque Ecológico, e a aprovação do projeto do renomado arquiteto Ruy Ohtake, já efetivada e em fase dos detalhamentos, do cálculo estrutural e dos projetos complementares, a AEAC se prepara para realizar o sonho de uma nova e moderna sede social, objetivando torná-la uma sede para, além de eventos festivos e de encontros e convivência dos profissionais, eventos e fórum de debates dos assuntos da Engenharia, da Arquitetura e da Tecnologia, de Campinas e das cidades de toda a Região Metropolitana de Campinas, buscando soluções e um planejamento adequado ao contínuo crescimento das cidades que a compõem, em sintonia com as inovações e os avanços tecnológicos na construção e na habitação e na melhoria da qualidade de vida de nossos cidadãos. 

Com seus 90 anos de existência, a AEAC se orgulha em fazer parte da história de Campinas. Eng. Civil Paulo Sergio Saran Presidente da AEAC.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por