VIGILÂNCIA AMPLIADA

DER instalará 71 novos radares eletrônicos em rodovias da região

Equipamentos aplicarão multas por excesso de velocidade e farão a identificação de veículos roubados ou com licenciamento irregular em tempo real

Edimarcio A. Monteiro/ [email protected]
30/11/2023 às 08:55.
Atualizado em 30/11/2023 às 08:55
Além de aplicar multa e identificar veículos roubados e com a documentação irregular, os novos radares eletrônicos também gerarão dados sobre o fluxo do trânsito em tempo real, o que facilitará a adoção de operações de emergência; Rodovia Zeferino Vaz, que liga Campinas a Paulínia, receberá três equipamentos (Rodrigo Zanotto)

Além de aplicar multa e identificar veículos roubados e com a documentação irregular, os novos radares eletrônicos também gerarão dados sobre o fluxo do trânsito em tempo real, o que facilitará a adoção de operações de emergência; Rodovia Zeferino Vaz, que liga Campinas a Paulínia, receberá três equipamentos (Rodrigo Zanotto)

Vinte e uma rodovias e acessos às cidades que integram a região de Campinas receberão 71 novos radares eletrônicos no segundo semestre de 2024. Os equipamentos, mais modernos que os atuais, vão operar em tempo real com capacidade para aplicar multas por excesso de velocidade e identificar veículos roubados ou com irregularidades no licenciamento. Licitação pública lançada no último sábado (25) pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) prevê a instalação de um total 649 dispositivos do gênero na malha rodoviária paulista. O investimento será da ordem de R$ 196,8 milhões.

A concorrência pública prevê que os novos radares serão mais modernos e eficientes, fazendo simultaneamente a fiscalização de velocidade, leitura automática de placas (OCR) e terão, ainda, a função de contagem de veículos, com capacidade de transmissão das informações em tempo real para o DER. A abertura das propostas da licitação está programada para o dia 8 de janeiro, com os novos equipamentos sendo instalados e entrando em operação até junho próximo, de acordo com o órgão.

Eles substituirão mais de 600 pontos de medição de velocidade em rodovias de todo o Estado, mas que estão fora de operação há alguns anos após o encerramento dos antigos contratos de prestação de serviço. Os aparelhos antigos serão retirados. A fiscalização é feita atualmente apenas com radares móveis usados pela Polícia Rodoviária. Segundo a corporação, em torno de 50% das multas aplicadas nas rodovias decorre do excesso de velocidade.

A infração é punida com pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa, que aumentam de acordo a velocidade registrada. Até 20% acima do limite, a infração é considerada média e acarretam quatro pontos na CNH e R$ 130,16. Quando o excesso é de até 50% superior, passa a ser considerada infração grave, com penalidade de cinco pontos e R$ 195,23. Acima desse índice, o motorista comete infração gravíssima, leva sete pontos e multa de R$ 297,43.

No caso de três punições no prazo de 12 meses, a multa sobe para R$ 880,41, o condutor tem o direito de dirigir suspenso por dois a oito meses e tem de passar por curso de reciclagem. Segundo a Polícia Rodoviária, somente no feriado prolongado de 7 de Setembro (Independência) foram aplicadas cerca de 27 mil multas por excesso de velocidade nas rodovias paulistas.

RODOVIAS

Os novos radares serão instalados em todo o Estado. O DER é responsável por cerca de 16 mil quilômetros de rodovias, dos quais 5,3 mil km com pista dupla. A malha inclui estradas que ligam vários municípios, vicinais e vias de ligação de municípios a rodovias de grande circulação de veículos, como a Anhanguera e a Fernão Dias.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem, os novos radares serão instalados em pontos críticos devido ao número de acidentes ou por irregularidades cometidas pelos motoristas. Segundo o órgão, o fornecimento de informações em tempo real permitirá eventualmente a adoção de intervenção para organizar o fluxo do tráfego. Já a contagem do número de veículos será um instrumento para auxiliar no planejamento de futuras obras necessárias.

Os novos radares cobrirão todas as 14 Divisões Regionais do DER. As estradas da região fazem parte da DR1, que tem sede em Campinas. Entre as rodovias que receberão os equipamentos está a Rodovia Professor Zeferino Vaz, também conhecida como Campinas-Paulínia, que tem 81 quilômetros de extensão e faz a ligação da Rua Carolina Florence a Mogi Guaçu.

Ela, que tem o limite de 80 km/h, deverá receber três equipamentos localizados nos quilômetros 75, 59,1 e 91,8. Essa via dá acesso à Refinaria da Paulínia e ao polo petroquímico do município, o maior da América Latina, tendo centenas de empresas às suas margens, inclusive grandes indústrias. Com isso, o trafego é intenso, inclusive de carretas.

Outra é a Rodovia Virgínia Viel Campo, que liga Sumaré à Rodovia Anhanguera. A licitação prevê dois novos equipamentos nessa via. O maior número de aparelhos será instalado na Rodovia João Beira, que liga Jaguariúna a Bragança Paulista - nove no total. Já Rodovia das Estâncias, que liga Itatiba a Águas de Lindóia, receberá oito radares.

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