CAMPINAS

Demissões do Cândido agravam crise na Saúde

Saída de funcionários depois que TCE-SP julgou parceria do convênio irregular, em 2011, aumenta déficit de médicos e outros profissionais da área

Bruna Mozer
bruna.pinto@rac.com.br
07/04/2013 às 09:12.
Atualizado em 25/04/2022 às 21:28

Os problemas na saúde têm se agravado desde o final do ano passado, quando começaram a ser demitidos funcionários contratados por meio do convênio com o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. No último dia 13, a Prefeitura concluiu a demissão de todos os trabalhadores — eram 621 —, que exerciam funções em diversas áreas da rede, desde médicos até pessoal de áreas administrativas em postos de saúde e unidades de pronto atendimento. Até agora, eles não foram substituídos.

O encerramento do convênio ocorreu depois que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) julgou irregular, em 2011, a parceria. No entanto, preocupados com o impacto que a demissão dos profissionais causaria na rede, ex-prefeitos protelaram a decisão. O caso foi parar no Ministério Público (MP) e o prazo para as demissões se encerraram em março último.

Parte desses profissionais começou a ser substituído no ano passado por pessoas que aguardavam ser chamadas nos concursos públicos. No entanto, o quadro ainda não foi preenchido por completo. As 200 vagas para médicos ainda estão abertas. Somente metade desse número foi contratada por falta de interesse dos profissionais. Um concurso público e uma nova chamada para médicos estão sendo realizados.

Em audiência na Câmara, no mês passado, o secretário de Saúde, Cármino Antônio de Souza, admitiu que a situação do Cândido é uma de suas maiores preocupações. Ele também alertou para o aumento do número de casos de dengue, principalmente porque as ações preventivas que deveriam ter sido feitas no ano passado ficaram comprometidas pela falta de pessoal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por