SUPERMERCADOS

Demanda por drive-thru cresce 300%

Para minimizar contatos, consumidores preferem sistemas para retirar as compras e serviços on-line

Daniel de Camargo
22/03/2020 às 12:45.
Atualizado em 29/03/2022 às 20:08

Obedientes às recomendações de evitar lugares com grande concentração de pessoas e de manter pelo menos um metro de distância com qualquer indivíduo, consumidores estão preferindo realizar suas compras de supermercado por meio do comércio eletrônico. Apesar da Associação Paulista de Supermercados (Apas) não ter uma estatística que confirme essa tendência, grandes redes com lojas em Campinas já sinalizam aumento nas vendas por canais online. Com quatro lojas em Campinas, a rede Enxuto Supermercados contabilizou o aumento de 300% na demanda de pedidos na comparação entre o primeiro e o segundo final de semana de março. Segundo a gerente de marketing do grupo, Letícia Guilhermino, a empresa tem atendido, em média, 200 pedidos por dia no sistema drive-thru — serviço em que o cliente faz a compra via internet e retira num ponto externo da loja física. No caso, reduzindo o número de pessoas com que terá contato. Essa quantidade é o limite estabelecido para o momento porque o rápido crescimento nos pedidos implicou na readequação do quadro de funcionários. "Como tudo isso aconteceu muito rápido, não houve tempo hábil para contratações. Precisamos transferir mão de obra para esse setor. É um processo manual: um colaborador vai e 'faz' as compras no lugar do cliente", explicou. Letícia tranquiliza a população e diz que redes de supermercados costumam, geralmente, trabalhar com estoques maiores. Hoje, afirma, ainda não há risco de desabastecimento. A população, em sua opinião, precisa agir de forma consciente e adquirir somente o necessário. Deste modo, evita que alguém fique sem um produto no futuro. "Precisamos pensar como uma sociedade", encerra. Em seu site oficial, a rede Pão de Açúcar, que tem 10 lojas na cidade, publicou um aviso classificado como "importante" para seus clientes. O comunicado é destinado a consumidores que fizeram pedidos a partir da última segunda-feira. O texto diz que, no momento atual, é papel da empresa cuidar para que não falte nenhum item básico na casa dos seus clientes. "Alguns de nossos produtos podem ter estoque limitado e, em caso de falta, poderemos substituí-los por similares ou de qualidade superior. Eventualmente, suas compras podem sofrer atrasos", diz trecho do texto. Durante a semana passada, simulações realizadas pelo aplicativo da rede previam a entrega da compra para mais de uma semana depois da sua aquisição. "Nossos clientes são a nossa prioridade. Tenha a certeza de que estamos fazendo tudo o que podemos para garantir o melhor atendimento. Contamos com a sua compreensão!", dizia a nota. Questionada sobre um possível aumento na demanda de vendas pela internet, a Companhia Brasileira de Distribuição, conhecida como "GPA", que gere a rede Pão de Açúcar, informou, em nota, não abrir informações a respeito de vendas. Sobre a limitação dos produtos, informou atuar junto a toda cadeia de valor para manter a agilidade do abastecimento, trabalhando na máxima capacidade para que os clientes possam comprar o que precisar, quando precisar e pelo canal que escolher. Para permitir que mais pessoas tenham acesso aos produtos, destaca o texto, teve início na última terça-feira uma ação para estimular o consumo consciente, incentivando que cada um adquira somente o necessário e evite o estoque desnecessário. “Dessa forma, alguns itens só poderão ser adquiridos de forma limitada a cada compra, tais como produtos de higiene pessoal e limpeza, além de produtos de necessidade básica, como arroz, água, leite e massas. A iniciativa está válida para todas as lojas das redes e em todo o Brasil por tempo indeterminado”, encerra o texto. Com três lojas em Campinas, a rede Dalben informou, em comunicado publicado em uma rede social na última segunda-feira, haver disponibilidade de entrega (loja Taquaral) para aqueles que desejam se resguardar em casa nesse momento. O Dalben realiza entregas em domicílio gratuitamente para compras acima de R$100. A entrega é feita em bairros que estão localizados em até 20km de distância da loja em que foi realizada a compra e que não possuem necessidade de passar por pedágios para dar o acesso ao destino. Idosos Considerando que algumas pessoas possuem risco mais elevado de complicações decorrentes da infecção pela Covid-19, entre estas os idosos, alguns supermercados com lojas em Campinas implantaram medidas direcionadas a esse público. A rede Pão de Açúcar conta com um horário de atendimento exclusivo para clientes com mais de 60 anos desde a última quarta-feira. Das 6h às 7h, durante todos os dias da semana. A medida é válida para as unidades do formato de supermercados em todo o Brasil, com a exceção de unidades dentro de shopping centers, que seguirão os horários de cada estabelecimento. “Reforçamos nosso compromisso em manter a operação em pleno funcionamento, bem como em acompanhar e seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde com relação às medidas preventivas para garantir o bem-estar e a segurança dos nossos clientes e do nosso time, que são nossas prioridades”, encerra o texto. Com três unidades em Campinas, a rede Pague Menos iniciou, sexta-feira, o horário de atendimento exclusivo para clientes com idade a partir de 60 anos. Nessas lojas, será das 7h às 8h. “Estamos pensando em quem mais precisa do nosso cuidado e atenção e tomando todas as medidas necessárias para prevenção da Covid-19, garantindo a saúde e a segurança de todos vocês”, encerra a nota. A rede Dalben informou, em nota publicada em uma rede social, que, desde quarta-feira, atende preferencialmente a esse público das 7h às 8h. O texto frisa que a operação está mantida, “porém com medidas ainda mais rigorosas que visam segurança e proteção a todos”. Aplicativo registra aumento de pedidos para mercados Operando em Campinas desde meados de 2018, o aplicativo Rappi, que faz entrega 24 horas de tudo, informou, em nota, que a contar das primeiras informações sobre a Covid-19, foi percebido um aumento significativo no número de pedidos de supermercado. Analisa que compreende "ser uma resposta dos usuários preocupados com o tema incerto e medidas de quarentena sendo tomadas em diferentes cidades". Na América Latina, dimensiona, o crescimento foi de 30% no número de solicitações. Além dos supermercados, os principais setores atendidos são farmácias e restaurantes. "Não estamos focados em expectativas do negócio e estamos concentrados plenamente em encontrar as oportunidades para ajudar. Um exemplo disso é o aumento de pedidos nas verticais de farmácia e supermercado, que, durante as duas últimas semanas, entendemos que teve uma enorme responsabilidade de continuar abastecendo aqueles que precisam", encerra a nota. Sobre a sua plataforma de pedidos e entrega de alimentos online, chamada Uber Eats, a Uber informou, em nota, que por ser uma empresa de capital aberto não divulga dados relacionadas à demanda de serviço. 

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