Escola Comunitária de Campinas posiciona-se como uma protagonista de seu tempo
Atividade com brinquedos não estruturados: as crianças aprendem muito pelas experiências e vivências, tanto com seus pares, quanto com os adultos, enfatiza o diretor pedagógico, Marcos Roberto Marcio (Thomaz Marostegan/Especial para a AAN)
A Escola Comunitária de Campinas posiciona-se como protagonista de seu tempo, traduzindo demandas atuais e futuras em um currículo dinâmico, com metodologias diversificadas, alinhado às mudanças da sociedade, ao mesmo tempo em que mantém seus princípios e valores. Diretor pedagógico da instituição, Marcos Roberto Marcio, contextualiza que “em todos os momentos históricos, a educação precisou fazer frente às mudanças da sociedade”. Para o educador, a velocidade com que as transformações ocorrem atualmente, impõem um cenário desafiador para as unidades de ensino. Marcio cita que a influência da internet nas últimas duas décadas alterou significantemente o cotidiano das pessoas. “Dessa forma, a escola, responsável pela educação formal, também está tendo que se reinventar, pois deixou de ser a principal detentora das informações e da produção de conhecimento”, afirma. “Hoje, lidamos com um volume imenso de informações e fontes de pesquisa que exigem de nós a habilidade de criar filtros e estabelecer um mapa de relevância na seleção dessas informações”, explica. Nesse contexto de sociedade da informação, as metodologias de ensino padronizadas conflitam com a ideia de que as pessoas aprendem por diferentes percursos e em ritmos variados, aponta o pedagogo. Por isso, Marcio entende como necessária a utilização de diversos caminhos para viabilizar que os conhecimentos, competências e habilidades sejam desenvolvidos por todos os aprendizes. “Isso sugere descartar algumas práticas pedagógicas, ressignificar outras e introduzir novos recursos. As escolhas que a ECC e a equipe pedagógica fazem nas suas intenções educativas estão alinhadas com seu projeto político pedagógico. Isso é importante para que a instituição não caia no modismo e realmente faça opções conscientes que promovam melhores experiências de ensino e aprendizagem”, frisa. Missão: inspirar As crianças aprendem muito pelas experiências e vivências, tanto com seus pares, quanto com os adultos, diz Marcio. “A curiosidade é uma característica marcante na criança e, naturalmente, conduz às situações de conhecimento. Entender os fenômenos naturais, as várias formas de vida — que existem seres vivos e não vivos, por exemplo —, as cores e formas, o funcionamento das coisas, tudo isso é fascinante e motivador para querer saber mais”, comenta. “O nosso desafio como escola é respeitar as fases do desenvolvimento, acolhendo os interesses dos alunos e ajudando-os a fazer a leitura do mundo, como dizia Paulo Freire”, resume Marcio. “O que se aprende, para continuar sendo interessante e inspirador, precisa ser ‘confundido’ com a vida”, encerra. ECC oferece interação-construção A Educação pressupõe que toda pessoa é capaz de construir conhecimento por caminhos diferentes. A ECC oferece possibilidades de interação-construção, através do pensamento e da ação, desenvolvendo no aluno as habilidades que compõem competências imprescindíveis, com base na colaboração, respeito e solidariedade. Saiba mais sobre a ECC pelo link http://www.ecc.br/. Nasceu do esforço de pais e educadores A Escola Comunitária de Campinas nasceu no ano de 1977 pelo esforço de um grupo de pais e educadores que queriam a continuidade de um projeto pedagógico-educacional numa nova instituição de ensino que fizesse frente a realidade de mudança desafiadora da época. Para criá-la, foi necessário constituir uma sociedade, como suporte administrativo a esse projeto. Surgiu, então, a Sociedade Comunitária de Educação e Cultura, sob a forma de associação com fins não econômicos, por tempo indeterminado. São sócios todos os pais, professores e funcionários que integram essa sociedade. Assim sendo, o colégio é pautado em relações democráticas e participativas. SAIBA MAIS Fora as atividades extracurriculares, as famílias podem escolher o Período Integral, oferecido para estudantes do Infantil ao 5º ano do Fundamental 1. O ambiente do Período Integral da Comunitária coloca a criança numa outra relação com o colégio, pois ela não permanece no mesmo espaço das aulas regulares. Ela vai para uma chácara de 6,8 mil m2, a 300m da ECC, com casa espaçosa, dividida em salas pensadas para diversas possibilidades de atividades, com refeitório próprio, ateliê de artes e culinária, piscina para aulas de natação, bosquinho para lazer, casa na árvore etc.