atenção

Defesa Civil emite alerta com previsão de fortes temporais em Campinas e região

Órgão estadual recomenda muita cautela em áreas sujeitas a alagamentos

Henrique Oliveira/ henrique.oliveira@rac.com.br
28/12/2022 às 08:47.
Atualizado em 28/12/2022 às 10:20

Veículos enfrentam a força da correnteza em plena Avenida Princesa d’Oeste durante temporal: Defesa Civil alerta motoristas para o perigo (Rodrigo Zanotto)

Após a manhã chuvosa de terça-feira (27), que chegou a registrar um volume de 50 milímetros de precipitação pluviométrica, a Defesa Civil do Estado de São Paulo decidiu emitir um alerta, colocando Campinas e mais três cidades da região em estado de atenção. A decisão do órgão foi tomada após o conhecimento de uma previsão do tempo que indica a possibilidade de ocorrer fortes temporais nos próximos dias. Nas últimas 72 horas, Campinas teve 104,8 milímetros de chuvas, de acordo com dados do órgão estadual. Por sua vez, Vinhedo registrou 122,3 milímetros, Valinhos, 89,6 milímetros e Artur Nogueira, 95,3 milímetros.

Entre quarta e sexta-feira, a previsão é a de que a Região de Campinas seja atingida por 155 milímetros de chuva. "Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), há condições de chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e acumulados elevados, aumentando o risco para transtornos, devido à aproximação de uma frente fria, vinda do Sul do País. O destaque e atenção ficam voltados para a região de Campinas e Sorocaba, com acumulado de 155mm", diz nota da Defesa Civil de São Paulo.

Com alertas sendo emitidos em várias frentes, como em painéis instalados nas principais rodovias de São Paulo, a Defesa Civil recomenda à população que evite áreas sujeitas a alagamentos e fique atenta aos sinais de movimentação do solo, por conta do encharcamento do terreno. "Recomenda-se não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. As pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199", recomenda.

Neste mês de dezembro, a Prefeitura de Campinas instalou 38 placas em 38 pontos, alertando pedestres e motoristas de riscos de alagamento. O trabalho está sendo feito pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em áreas como as avenidas Princesa D´Oeste e Orosimbo Maia, na região do Taquaral e Balão do Cortume. Além dessas placas, o reforço da sinalização das áreas de risco está sendo feito com a instalação de semáforos no "amarelo piscante" chamando a atenção dos motoristas e pedestres para o perigo.

No Estado

O fim de 2022 deve ser de chuva em São Paulo. A última semana do ano tem previsão de tempestades com risco de alagamentos e desabamentos por todo o Estado, aponta a Defesa Civil. Tanto no litoral sul, quanto no litoral norte, o tempo deve ficar nublado, com pancadas de chuva. No interior, apesar das tempestades, as temperaturas ficam mais altas.

Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, as chuvas intensas podem vir acompanhadas de raios, granizos e fortes rajadas de vento. O órgão recomenda que a população fique atenta a qualquer sinal de perigo e não atravesse ou adentre áreas inundadas e/ou de enxurradas, pois a força da água pode carregar a pessoa ou o veículo.

Quem mora em área de risco deve ficar atento aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, é preciso deixar o local o quanto antes e procurar a Defesa Civil no número 199.

Na capital paulista, a chuva acumulada é de 120 mm e a sexta-feira, 30, deve ser o dia mais chuvoso, com garoa no período da manhã e chuva mais forte à tarde. Nesse dia, a temperatura também cai na capital. A mínima prevista é de 18 graus e máxima de 23. Na Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba, a chuva também deve ser volumosa, com 150 e 145 mm, respectivamente.

Apesar da chuva, a temperatura tende a ser mais alta no interior. Na quarta-feira, 28, Ribeirão Preto terá mínima de 21˚C e máxima de 30˚C. Em Bauru, a mínima será a mesma, com máxima de 29ºC. As informações são do Climatempo.

Para quem pretende passar a virada do ano na praia, a previsão do tempo também não é muito animadora. A expectativa é de que chova 130 mm na Baixada Santista. No entanto, as chuvas devem ser mais rápidas.

O tempo fica nublado tanto no litoral sul quanto no litoral norte, com algumas aparições rápidas do sol, mostra o Climatempo. No Guarujá e em Ubatuba, o dia mais quente será a quarta-feira, 28, com mínima de 21ºC em ambas as cidades e máxima de 30˚C e 29˚C, respectivamente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por