REGIÃO DE CAMPINAS

Defesa Civil alerta para frio mais intenso do que o esperado

Termômetros devem registrar mínima de 9˚C hoje e temperatura ficará baixa até o fim de semana

Da Redação
12/06/2025 às 11:57.
Atualizado em 12/06/2025 às 13:49
As mínimas e máximas voltam a subir para 15˚C e 27˚C, respectivamente, na próxima semana, mas até lá a população não poderá abrir mão do agasalho para lidar com a queda de temperatura (Rodrigo Zanotto)

As mínimas e máximas voltam a subir para 15˚C e 27˚C, respectivamente, na próxima semana, mas até lá a população não poderá abrir mão do agasalho para lidar com a queda de temperatura (Rodrigo Zanotto)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu novo alerta para uma intensa queda de temperatura que atinge todo o território paulista até o fim de semana, com mínimas chegando a 9˚C, cinco graus a menos do que os institutos de meteorologia haviam previsto inicialmente para a segunda onda de frio do ano. Em Campinas, os termômetros registraram 12˚C ontem e a previsão para hoje é de ainda mais frio, com mínimas entre 9˚C e 10˚C. A máxima não deve ultrapassar os 20˚C, segundo previsão do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

De acordo com os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) do Estado de São Paulo, a chegada de ventos do sul do país criou condições para queda significativa das temperaturas, exigindo atenção redobrada da população, principalmente de quem vive em situação de vulnerabilidade.

A tendência de frio continua na sexta, novamente com ventos moderados a fortes e temperaturas baixas, com mínimas que poderão ficar novamente em torno de 9˚C e máximas em torno de 22˚C. Ao longo do final de semana, as temperaturas voltam a subir gradativamente, com indicativo de chuvas entre o domingo e a segunda-feira, pela previsão do Cepagri. 

“Com relação às temperaturas baixas desta semana, já era algo esperado desde o começo do mês e estão ocorrendo em conformidade com o previsto”, disse Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri. Segundo ele, além das mínimas baixas, as máximas também estão em níveis inferiores ao da média para a época do ano. “Os ventos mais fortes reforçam essa sensação de frio, e quinta-feira esse quadro deve ser ainda mais intenso, com ventos mais fortes”, completou. O sábado amanhece frio também, mas à tarde as temperaturas já sobem um pouco mais. No domingo, seguem em elevação. Na próxima semana, a expectativa é de mínimas em torno de 15˚C e máximas atingindo os 27˚C nas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Diante desse cenário de frio, a Defesa Civil do Estado reforçou a recomendação de cuidados com idosos, crianças e pessoas em situação de rua. Além disso, também orientou a população a não acender fogueiras ou improvisar sistemas de aquecimento, principalmente em ambientes fechados, devido ao risco de intoxicação. Também é importante lembrar que os animais sentem frio. Para ajudar, sempre que possível, é importante acolher animais abandonados, mesmo que temporariamente.

OPERAÇÃO INVERNO

A Operação Inverno 2025, promovida pela Prefeitura de Campinas por meio do SOS Rua, registrou recordes nos atendimentos à população em situação de rua. O aumento expressivo coincidiu com a primeira frente fria que atingiu a cidade entre os dias 26 de maio e 1º de junho. Ao longo do mês de maio foram realizados 2.838 atendimentos, sendo 2.299 destinados a homens, 374 a mulheres, 125 a pessoas idosas e 40 a pessoas LGBT+.

Entre os destaques do período está o número recorde de 37 pessoas idosas acolhidas, o maior da série histórica da Operação. Além disso, o albergue municipal registrou 115 acolhimentos, superando o pico anterior em 17%. Houve apenas uma recusa ao abrigo, o que indica alta adesão às soluções oferecidas.

Também foi registrado um aumento significativo na distribuição de cobertores: 1.251 unidades foram entregues somente na última semana — número 35% acima da média histórica de 928 cobertores semanais, e o maior já registrado desde o início da campanha.

“Os recordes registrados refletem tanto o agravamento das condições climáticas quanto o esforço das equipes do SOS Rua envolvidas na operação. Nosso compromisso é seguir ampliando a proteção às pessoas em situação de rua, garantindo acolhimento digno e respostas rápidas diante das emergências do inverno”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

A Operação Inverno segue até 30 de setembro, com ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. O objetivo é oferecer proteção, dignidade e segurança à população mais vulnerável durante os meses mais frios do ano, quando o cuidado coletivo se transforma em política pública ativa.

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por