Haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo
Chuva em Campinas (Kamá Ribeiro)
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que, entre terça-feira (3) e sexta-feira (6), há condições para chuvas intensas acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo na região de Campinas.
"Como há previsão de acumulados elevados, sendo 120mm na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba ressalta-se a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo", alerta a Defesa Civil.
Previsão o tempo
Campinas amanheceu nesta segunda-feira (2) sob nebulosidade e temperatura em torno de 19ºC, com rápida elevação já nas primeiras horas da manhã.
Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, partir do final da manhã, a nebulosidade aumenta, e a previsão é de tempestades potencialmente severas na região a partir da tarde, que podem ocasionar chuva localmente forte, fortes rajadas de vento, grande incidência de descargas elétricas e possibilidade de granizo. A temperatura máxima está prevista em 30ºC.
Na terça-feira (3), condições semelhantes estão previstas e com chances de chuvas mais volumosas e generalizadas. Pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento do dia, e a partir da tarde aumentam as chances de temporais. As temperaturas ficam entre 19 e 28ºC.
A tendência para a quarta-feira (4) é de céu predominantemente nublado, com algumas entradas de sol. Chuvas volumosas, recorrentes ou persistentes e com picos de intensidade estão previstas. Temporais podem ocorrer, mas o principal risco meteorológico é com relação ao acumulado e intensidade das chuvas, que podem, novamente, resultar em transtornos associados a alagamentos, enxurradas e transbordamento de rios. As temperaturas ficam entre 18 e 24ºC.
Os moradores do Beco do Mokarzel, no distrito de Sousas, ficaram ilhados com as fortes chuvas da útima semana (Kamá Ribeiro)