Rafael Benini, da Secretaria de Parcerias em Investimentos, autorizou atualização do projeto de 2018
Prefeito destacou a importância da implantação das marginais para os moradores de Campinas e até de outras cidades, como Indaiatuba, que enfrentam congestionamentos frequentes (Alessandro Torres)
O prefeito Dário Saadi (Republicanos) e o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete, reuniram-se com o secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, na tarde de terça-feira (26), para discutir a implantação das marginais da Rodovia Santos Dumont (SP-075).
Na reunião, o prefeito ressaltou a importância da obra para os moradores de Campinas, das regiões do entorno de Viracopos, São José e Parque Oziel, além de pessoas que residem em outras cidades, como Indaiatuba, e que enfrentam congestionamentos frequentes na chegada a Campinas.
O secretário estadual Rafael Benini autorizou a atualização do projeto elaborado em 2018 e, na sequência, a inclusão dessas obras para serem realizadas pela Concessionária AB Colinas. O cronograma deve ser anunciado nos próximos meses.
"Estou empenhado em resolver uma situação que se arrasta há anos e que prejudica a mobilidade de um corredor importante para Campinas e a região", disse o prefeito.
A necessidade de recuperação do pavimento asfáltico da Rodovia Santos Dumont também foi discutido no encontro. Houve sinalização para o recapeamento da rodovia.
REUNIÃO ANTERIOR
No final de julho, o projeto para a construção de marginais nos dois sentidos da Rodovia Santos Dumont foi o tema de uma reunião realizada entre os vereadores Cecílio Santos (PT) e Luiz Rossini (PV), o presidente da Emdec e representantes da AB Colinas - concessionária responsável pela via - com o diretor-geral da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Milton Persoli.
O encontro, que retomou o debate da criação de marginais, discutiu a viabilidade técnica da execução da obra que visa implentar pistas paralelas no trecho entre as rodovias dos Bandeirantes (SP-324) e Anhanguera (SP-330), perímetro urbano que é acometido pelo trânsito intenso nos horários de pico. Conforme apurado pela reportagem, houve, à época, consenso entre Persoli e os representantes da cidade de que a obra é importante e possível do ponto de vista técnico. Na ocasião, ainda faltava buscar a verba para a execução do projeto. Uma estimativa de 2019 apontava para um investimento necessário da ordem de R$ 350 milhões.