Medida acontece após surto da doença na Fazenda Santa Margarida
Secretaria do Verde realiza contagem de capivaras no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim (Kamà Ribeiro)
O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), sancionou a lei que obriga a sinalização de áreas de risco de febre maculosa. A partir de agora, estabelecimentos, produtores, promotores e organizadores de eventos realizados em locais onde há presença do carrapato-estrela devem informar o risco da doença. Além dessa comunicação de risco, os espaços devem estar devidamente sinalizados com cartazes e/ou placas. Essa medida faz parte de um pacote de ações de enfrentamento à doença, que foi anunciado em 14 de junho, depois do registro de um surto na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio. A sanção foi publicada na terça-feira (4) no Diário Oficial do Município.
Conforme a lei, clientes, fornecedores e trabalhadores devem ser comunicados antecipadamente que estarão expostos e que os cuidados imediatos, em caso de sintomas, devem ser feitos até 14 dias após a exposição. Esse alerta pode ser escrito na forma que os organizadores julgarem adequada, como por e-mail, WhatsApp, redes sociais, bilhetes de ingressos, contrato.
Além disso, os espaços devem estar devidamente sinalizados com placas e/ou cartazes confeccionados conforme os modelos disponibilizados pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde. É necessário respeitar as dimensões e conteúdo informado para o formato de placa ou cartaz, e em quantidade adequada ao público do evento. As sinalizações instaladas em locais sujeitos a tempestades devem ser confeccionadas em material resistente e impermeável.
A remoção dessas placas instaladas em áreas de risco de transmissão da febre maculosa no município, assim como o descumprimento da lei, pode acarretar em penalidades previstas na legislação sanitária. As denúncias podem ser efetuadas pelo telefone 156 e por notificação ao Devisa.
DOENÇA
A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato-estrela infectado. Caso a pessoa passe por áreas de vegetação, mato ou pastos, especialmente próximas de cursos hídricos, onde há presença de cavalos e capivaras, deve ficar atenta, por cerca de 15 dias, aos sintomas da doença, que são febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo.
Ao apresentar um destes sinais, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde e informar que teve contato com o carrapato ou que esteve em locais de risco, pois os sintomas podem ser confundidos com outras doenças febris agudas, como covid-19 e dengue.
A febre maculosa tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente com antibióticos apropriados.