SINAL VERDE

Dário confirma envio da lei do PIDS à Câmara de Campinas neste mês

Se aprovado, nova legislação de uso do solo deverá atrair potenciais investidores

Isadora Stentzler/ [email protected]
06/10/2023 às 09:13.
Atualizado em 06/10/2023 às 09:13
O Encontro de Líderes discutiu as oportunidades de investimento que poderão ser criadas com a implantação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), que atualmente conta com parcerias da Prefeitura. Unicamp, PUC-Campinas e outras 11 instituições (Alessandro Torres)

O Encontro de Líderes discutiu as oportunidades de investimento que poderão ser criadas com a implantação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), que atualmente conta com parcerias da Prefeitura. Unicamp, PUC-Campinas e outras 11 instituições (Alessandro Torres)

O prefeito de Campinas, Dario Saadi (Republicanos), anunciou que o projeto de lei complementar que permitirá a implantação do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) em uma área do distrito de Barão Geraldo, em Campinas, será encaminhado ainda este mês à Câmara de Vereadores. Essa declaração foi dada na noite de quinta-feira (5) pelo prefeito, durante um encontro de lideranças que discutiram as oportunidades de investimento na cidade. O projeto prevê a regulação do uso do solo para a instalação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), que atualmente conta com parcerias da Prefeitura de Campinas, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e outras 11 instituições.

O setor empresarial aguarda com expectativa essa legislação, considerando o polo de inovação e tecnologia como um modelo de sustentabilidade a ser seguido. Além disso, acredita-se que ela permitirá uma projeção global das empresas envolvidas. O Coordenador do HIDS, Mariano Laplane, enfatizou o papel fundamental que as parcerias privadas desempenharão no HIDS. Ele destaca que as entidades do setor privado serão protagonistas na descentralização do conhecimento científico gerado no polo. "As entidades do setor privado são as que têm um papel protagônico em fazer com que o conhecimento gerado em instituições de pesquisa se transformem em produtos e que, através de negócios, cheguem às pessoas", frisou.

Nesse contexto, o diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Campinas, José Henrique Toledo Correa, observa que o HIDS será "o principal evento econômico e social da história de Campinas", tornando a qualidade tecnológica desenvolvida lá uma referência não apenas no Brasil, mas globalmente. "As indústrias têm interesse nessa nova tecnologia", afirma. "Não só desenvolvendo, mas também comprando. E toda essa tecnologia que é desenvolvida no Sirius, Unicamp, CNPq é absorvida pelas empresas associadas, que podem multiplicar isso".

Walter Regina, representando um conglomerado de empresas, está entre os interessados no Hub. Ele destaca que o HIDS se tornou um Hub de inovação fundamental, reunindo empresas líderes em inovação e atraindo investimentos de quem busca promover o crescimento de empresas do setor. Para ele, isso permitirá uma projeção global das empresas parceiras, especialmente sob a ótica da sustentabilidade, uma preocupação cada vez mais presente no ramo da tecnologia. "Na perspectiva da agenda ESG (Environmental, Social and Governance), onde você tem o meio ambiente, o social e a governança corporativa mais atualizados, como é o caso do HIDS, isso se torna mais do que uma tendência; torna-se uma nova realidade protagonizada pelo HIDS", afirmou.

HIDS

O HIDS surgirá como um distrito de inovação inteligente, dedicado à concepção de soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável. Trata-se de um território fomentando uma interação robusta entre universidades, centros de pesquisa, empresas, startups, empreendedores, investidores e o poder público. Além de estabelecer um ambiente sinérgico para o desenvolvimento tecnológico, a proposta do HIDS visa à promoção da urbanização integrada à natureza e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O HIDS resgata elementos já presentes na criação do polo de ciência e tecnologia em Campinas (Ciatec 2), indo além da missão inicial de impulsionar a vocação científica e tecnológica da região, visando a ser um modelo tanto para a cidade quanto para o estado. Como premissa central de sua instalação, busca contribuir para o processo de desenvolvimento sustentável, agregando esforços nacionais e internacionais para gerar conhecimento, tecnologias inovadoras e educar as futuras gerações, superando as fragilidades sociais, econômicas e ambientais da sociedade contemporânea. A área de planejamento do Hub engloba os campi da Unicamp em Barão Geraldo, da PUC-Campinas e todo o território do Ciatec II - Polo de Alta Tecnologia, totalizando 11,3 milhões de m².

RESULTADOS

Durante a reunião de líderes na quinta-feira, o presidente da diretoria executiva da Fundação Fórum Campinas, Eduardo Gurgel do Amaral, apresentou alguns dos resultados já obtidos pelo HIDS. A parceria estabelecida entre a Fundação Fórum Campinas e o HIDS há dois meses facilitou a aproximação dos agentes da região onde o HIDS está localizado, integrando setores, fomentando novas parcerias e fortalecendo a imagem de Campinas e da região como um ecossistema de inovação.

O desafio atual reside em ampliar essa projeção. De acordo com Amaral, embora haja grande expectativa em relação ao HIDS, falta a mobilização das áreas econômicas dos municípios da região para que ele se torne uma realidade mais tangível.

"Precisamos alinhar esforços para acelerar esse processo", destaca. "Somos um polo de tecnologia de altíssimo nível, um dos três maiores da América Latina, e o HIDS representará um salto quântico em nossa capacidade de geração de conhecimento, atração de empreendimentos, centro de pesquisa, tecnologia, comércio, hotéis... Queremos antecipar esse futuro, começando já a trabalhar com a parte estratégica e com o que ele simboliza."

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por